Anvisa recolheu lotes de sal grosso da marca Marfim e doce de leite São Benedito por resultados insatisfatórios em testes de teor de iodo e ácido sórbico, suspendendo sua comercialização.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recolheu lotes das marcas Marfim, de sal grosso, e São Benedito, de doce de leite, elas apresentarem resultados insatisfatórios em testes. O recolhimento e a suspensão da comercialização foram anunciados no Diário Oficial da União, na última quinta-feira, 22.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo a resolução, a marca Marfim demonstrou resultado insatisfatório no ensaio de teor de iodo, conforme laudo emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (LACEN-DF). A marca pertence à empresa M Gomes Praxedes LTDA.
A Anvisa destaca que o iodo é um mineral que deve ser adicionado ao sal de cozinha com o propósito de prevenir a deficiência desse elemento no organismo, e que pode levar ao bócio (aumento da tireoide), além de ocasionar vários problemas no desenvolvimento do feto durante a gestação, dentre outros.
Com relação ao doce de leite São Benedito, a Anvisa determinou o recolhimento do lote fabricado em 25 de junho de 2025. O produto, que é da empresa JF Indústria Comercio de Doces e Laticínios Ltda., teve a sua comercialização, distribuição e consumo suspensos.
Da mesma forma, o doce de leite em questão reproveu no teste de determinação de ácido sórbico, também conduzido pelo LACEN-DF. O ácido sórbico é um conservante que tem o propósito de evitar que microrganismos causem deterioração nos alimentos.
O Terra não conseguiu contato com as empresas citadas, mas o espaço permanece aberto.