O que é a síndrome rara que a ex-BBB Fernanda Keulla foi diagnosticada

10 jul 2025 - 04h59
A ex-BBB Fernanda Keulla foi diagnosticada com síndrome de Sjögren: 
A ex-BBB Fernanda Keulla foi diagnosticada com síndrome de Sjögren:
Foto: Reprodução/Instagram

Essa semana, a ex-BBB Fernanda Keulla, de 39 anos, publicou um vídeo em seu Instagram contando que foi diagnosticada com síndrome de Sjögren - doença autoimune crônica. 

Ela relatou que sentia cansaço frequente, dores no corpo e adoecia bastante. "Quantas vezes eu fiquei passando mal, sem conseguir sair da cama... E cada vez que eu ficava doente, as pessoas falavam assim: 'Pelo amor de Deus, vá se benzer', 'todo dia você tá com alguma coisa', 'é psicológico, você está estressada'. A minha família também me cobrava muito", desabafou ela. 

Publicidade

O que é a síndrome de Sjögren?

É uma doença reumática autoimune, que acomete principalmente mulheres. "A sua evolução costuma ser lenta progressiva. E ela pode se apresentar de forma isolada, que é quando a gente chama de síndrome de Sjogren primária ou pode ver em associação com outras doenças autouimunes, como a artrite reumatoide e o lupus". disse a médica reumatologista Dra Marcela Mello, em seu canal do Youtube.

Quais são os principais sintomas?

  • Boca seca
  • Secura nos olhos
  • Secura da pele
  • Secura vaginal
  • Secura das vias aéreas
  • Fadiga
  • Dores articulares
  • Acometimento pulmonar em diferentes formas e gravidades

"Quando o paciente tem a queixa de boca seca, ele pode referir ainda o aumento na frequência de cáries, ele pode falar que não está conseguindo deglutir o alimento tão bem, ter uma sensação de entalo e estar se engasgando com frequência", detalha a especialista.

Já o paciente que sofre de secura nos olhos, pode ter a sensação de areia nos olhos, lacrimejar mais  e até relatar um embaçamento visual.

Publicidade

  Segundo a médica reumatologista Dra Marcela Mello, um dos principais sintomas da doença são olhos secos e boca seca.

Casos suspeitos devem ser encaminhados ao reumatologistas para a realização de exames e análise de histórica clínica.

Tem tratamento? 

O tratamento é feito com uso de corticoides e imunossupressores, sempre após prescrição médica.

Para olhos secos, em casos mais delicados, existe a hipótese de recomendação cirúrgica onde são inseridos pequenos plugues nos canais lacrimais no canto da pálpebra inferior para que as lágrimas da pessoa fiquem no olho por um período maior.

Simples Conteúdo
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações