O que é hidrocefalia de pressão normal, condição neurológica que afeta Chico Buarque

4 jun 2025 - 04h59
O cantor Chico Buarque
O cantor Chico Buarque
Foto: Reprodução/Instagram

Aos 80 anos, Chico Buarque passou, na manhã desta terça-feira, 3, por uma cirurgia eletiva no Hospital Copa Star, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, para tratar um quadro de hidrocefalia de pressão normal (HPN), condição neurológica que provoca aumento de líquido intracraniano. 

Segundo o boletim médico, o procedimento, conhecido como derivação ventrículo-peritoneal, já estava programado e foi conduzido pelo neurocirurgião Dr. Paulo Niemeyer Filho e o artista passa bem e deve receber alta nos próximos dias. 

Publicidade

O que é hidrocefalia de pressão normal?

Segundo o neurologista Dr. Willian Rezende do Carmo, ela é uma condição neurológica que afeta muitas pessoas e, às vezes, ela é parecida com outras doenças degenerativas como Alzheimer ou Parkinson, só que ela pode ser tratada e revertida, parando sua evolução.

"A hidrocefalia de pressão normal se caracteriza pelo acúmulo excessivo de líquidos cefalorraquidiano do líquor, que é o líquido que fica no cérebro, dentro dos ventrículos cerebrais", explicou ele em seu canal do Youtube.

Quando começa a acumular água demais dentro do cérebro, aquilo começa a comprimi-lo de dentro para fora, como se tivesse esmagado o cérebro contra a parede. "Isso causa a hidrocefalia".

Entre os sintomas estão:

Distúrbios de marcha - dificuldade do paciente caminhar, passos lentos e curtos

Publicidade

Incontinência urina - perda involuntária da urina

Demência - comprometimento cognitivo, perda de memória, dificuldade de concentração.

"Nem todos os sintomas se manifestam simultaneamente. O diagnóstico tem que ser preciso, tem que ter uma clínica compatível e um exame de imagem compatível, mostrando que tem um acúmulo de líquido na parte profunda do cérebro", complementa.

Se a doença não for tratada e a cirurgia não realizada, ela pode avançar e se agravar. "Tem tratamento com as melhoras dos sintomas e para de evoluir".

A cirurgia de Chico Buarque transcorreu sem complicações e terminou rapidamente. O artista já se encontra no quarto, em observação de pós-operatório, "com seu habitual bom humor", segundo o boletim médico. Ele conta também com o acompanhamento do Dr. Antônio José Carneiro, seu clínico geral.

Publicidade
Simples Conteúdo
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações