A 5ª edição do evento Trombetas e Festas, promovido pela Igreja Cristã Maranata, celebrou a fé em Jesus Cristo, com o propósito de levar uma mensagem de esperança aos quatro cantos do mundo. O evento aconteceu neste último sábado (29), no Maanaim de Carapina, na Serra, região metropolitana do Espírito Santo.
Estiveram presentes no local, 2 mil e quinhentas pessoas, entre elas, autoridades locais, equipe de voluntários, músicos, membros da Instituição e convidados. A transmissão simultânea via satélite, internet, TV aberta e outras plataformas de rádio, para mais de cem países, tornou possível o acesso a essa mensagem de fé em escala global. Somente aqui no Brasil, foram celebrados cultos, de forma simultânea, em mais de 5 mil Unidades Eclesiásticas da ICM.
Pela primeira vez, o evento aconteceu na cidade da Serra, município da região metropolitana do Espírito Santo. Motivo de orgulho para o prefeito, Weverson Meireles (PDT). “A Igreja Cristã Maranata faz parte da história da Serra. Hoje é um dia muito especial, é uma bênção”.
Também estiveram presentes o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), o vice-governador, Ricardo Ferraço, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, o presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo e deputado estadual, Marcelo Santos, entre outras autoridades.
Mensagem de esperança e impacto social
O pastor e presidente da Igreja Cristã Maranata, Alexandre Gueiros, junto com outros pastores e membros do Conselho Presbiteral da ICM, foram os responsáveis pela organização desta grande celebração e comemoraram mais uma oportunidade de disseminar uma mensagem tão importante: a esperança de dias melhores para a igreja fiel, juntamente com um alerta para a volta de Jesus Cristo.
O pastor Gilson Sousa destacou: “Esse evento vem contemplar aquilo que apresentamos nas edições anteriores. É a continuidade de um momento em que a ICM se projeta como uma igreja capaz de levar uma mensagem de alento e de esperança para as pessoas, sejam elas religiosas ou não".
"Considerando que os eventos que estão nos cercando nos dias de hoje estão todos dentro de um contexto bíblico, no Trombetas e Festas temos o propósito de apresentar isso de uma forma suave, é um momento em que Deus chama as pessoas para uma aproximação”, completou
O toque da trombeta
Em sua pregação, o pastor e presidente da ICM, Alexandre Gueiros, fez uma associação do momento em que vivemos, enquanto sociedade, à luz dos eventos bíblicos. As escrituras sagradas trazem três importantes festas para Israel: a Páscoa, as Primícias e a festa de Pentecostes. As festas citadas anunciavam profecias que se cumprirão com a vinda de Jesus.
“No entanto, o toque das trombetas caracterizava uma das últimas festas, que caía no fim do ano judaico, anunciando que se aproximava o início de um novo ano e convidava o povo de Israel ao arrependimento e ao preparo para a última grande festa”, explicou o pastor, caracterizando os eventos bíblicos com a necessidade de alertar o mundo sobre a importância de um reencontro com Deus.
“O significado profético das três festas estava programado por Deus para ser revelado no tempo da nova aliança, ou Novo Testamento. Jesus morreu na cruz para que você, que me ouve, possa agora viver uma vida de comunhão com Deus e viver uma vida eterna”, completou o presidente.
Princípio das dores e sinais do fim dos tempos
O pastor e coordenador da ICM na Europa, Gerson Beluci, também participou da pregação que transmitia o cerne da mensagem do evento. Em sua fala, ele relembrou os sinais de momentos proféticos. No evangelho de Mateus, primeiro livro do Novo Testamento da Bíblia, há um momento em que os discípulos de Jesus o questionam sobre o que vai acontecer no fim dos tempos.
“O Senhor Jesus elencou alguns sinais a respeito da sua vinda, que ele chamou de ‘princípio das dores’ [...] São sinais que têm se cumprido nos nossos dias: guerras, rumores de guerras, fomes e pestes”, exemplificou.
Outros sinais citados pelo pastor são referentes a eventos devastadores que temos observado, em diferentes lugares do mundo, ao longo das últimas décadas. Como exemplo, os recentes casos de terremotos que atingiram países da América, do Oriente Médio e do continente asiático. A perseguição àqueles que professam a fé cristã também consta na lista de sinais que o pastor trouxe em sua pregação.
“O cristianismo é a religião mais perseguida no mundo. O século XX representou o maior derramamento de sangue de cristãos em toda a história”. E para comprovar, o pastor Gerson Beluci trouxe dados da Organização Portas Abertas, mostrando casos de perseguição a cristãos, sobretudo em países da África, Ásia e Oriente Médio, que contabilizaram 4.476 mortos, vítimas de perseguição religiosa.
O pastor relacionou o toque das trombetas com os sinais dos últimos tempos, que também são visíveis em problemas referentes ao meio ambiente. A primeira trombeta está ligada à devastação das florestas. “Os efeitos dos toques dessas trombetas são cumulativos [...] mais de um terço de toda a vegetação foi queimada. E os efeitos disso continuam”. A segunda trombeta tem relação com os impactos na vida marinha, como a poluição dos mares que contribui para o desaparecimento de espécies marinhas.
A terceira trombeta faz referência ao impacto nas águas, fonte de vida, que sofre grave ameaça, principalmente pela presença de microplástico nos oceanos, afetando por consequência a saúde dos seres humanos, dos animais e também a escassez desse recurso, fundamental para a vida no planeta.
“Nós aguardamos agora o toque da quarta trombeta. Essa será precedida por sinais, mas será percebida apenas pela igreja que está atenta, porque ela será tocada, efetivamente, quando a igreja estiver sendo arrebatada”. E reforçou, “o que foi dito até agora, historicamente se cumpriu. Esses acontecimentos estão em nosso meio para nos mostrar uma coisa gloriosa: o arrebatamento da igreja está próximo”.
Uma mensagem para todos
Em coletiva de imprensa, concedida aos jornalistas após o culto, o presidente Alexandre Gueiros voltou a reforçar que a mensagem principal é de esperança: “Todas aquelas festas representam, para nós, esperança. Apesar de comovidos com a situação da humanidade hoje, há aquela certeza interior, que promove em nós uma verdadeira felicidade, que é a certeza de que em breve o Senhor Jesus voltará”.
A reflexão de se aproximar de Deus é também um chamado, para todos aqueles que buscam uma resposta divina: “A promessa do Senhor é clara. Quem precisa do amor de Deus, peça! Quem sente a necessidade do conforto e da alegria de Deus em seu coração, peça! Clame a Ele. Ele é bom, é misericordioso e gracioso. Clame de coração e você vai ver a resposta dele”, orientou o pastor.
O pastor finalizou falando sobre a importância da mensagem da salvação para todos: “Deus ama a humanidade. Não ama somente a igreja. A nossa função é despertar o mundo, a igreja, todos aqueles que amam a Jesus, para estarem preparados para a volta de Jesus”.
Assista ao Trombetas e Festas 2025 na íntegra
Canais e Redes sociais da Igreja Cristã Maranata
TV
- TV MAANAIM via satélite: Canal 126 Sistema RO-Embratel e Canal 87 Sky Livre
- TV MAANAIM 24h: app da Rádio MAANAIM e YouTube
- TV MAANAIM – TV Terrestre: Canal 16.2 (Espírito Santo)
- TV MAANAIM Portugal MEO: Canal 187
Rádio
- Rádio MAANAIM Online
- Rádio MAANAIM Satélite: Canal 381 Sistema RO-Embratel
- Rádio MAANAIM FM MG: FM 100,3 – Dionísio – MG
Redes Sociais Igreja Cristã Maranata
Redes sociais Rádio MAANAIM