Jiang Yanchen, chinês de 21 anos com espondilite anquilosante, conseguiu ficar em pé e se deitar pela primeira vez após passar por quatro cirurgias complexas que corrigiram sua coluna em 170 graus.
O jovem chinês Jiang Yanchen, de 21 anos, conhecido como o 'menino dobrado', devido à sua condição na coluna, conseguiu ficar em pé, com as costas endireitadas, pela primeira vez na vida. Após diversas cirurgias, Jiang também conseguiu deitar com a coluna reta sobre uma cama pela primeira vez.
O jovem foi diagnosticado com espondilite anquilosante na infância, ma forma rara de artrite autoimune que causa inflamação grave na coluna e nas articulações próximas ao quadril.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De acordo com o South China Morning Post, essa condição rara deixou o pescoço do jovem curvado para trás, criando apenas um palmo de distância entre sua cabeça e suas nádegas, reduzindo sua altura para apenas um metro."
Jiang é natural da província de Shandong, ao norte da China. Ele compartilha sua rotina nas redes sociais, revelando que passou por uma série de cirurgias complexas até conseguir "endireitar" o corpo.
"Entrei na faculdade de joelhos. Agora, meu objetivo é me manter firme e fazer pós-graduação. Se eu melhorar no futuro, poderei ser uma pessoa capaz e talvez contribuir com algo para a sociedade", afirmou o jovem.
Apesar dos desafios ocasionados pela sua condição, em 2022, Jiang prestou vestibular para a Universidade Dezhou deitado em um tapete de ioga. Ele foi aprovado no curso de Engenharia de Energia.
“A cabeça dele ficava voltada para cima; ele mal conseguia enxergar quando colocava meias ou calças, e tinha que depender do tato. Liang é como nossa tábua de salvação, nossa última esperança. O sonho do nosso filho finalmente se tornou realidade. Agora ele pode ficar deitado," disse Yu Meiying, mãe do jovem.
Foi em agosto de 2024 que o estudante universitário conseguiu um tratamento com Liang Yijian, especialista em correção de problemas graves na coluna.
Em 25 de junho deste ano, depois de quatro cirurgias complexas, nas quais seus ossos foram quebrados e realinhados, o jovem chinês foi capaz de ficar em pé e se deitar pela primeira vez na vida.
A cirurgia final durou mais de 12 horas, mas o resultado foi excelente: a coluna de Jiang foi corrigida em aproximadamente 170 graus. Ele ainda precisará passar por reabilitação antes de retornar para casa.