Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

China vai construir ferrovia no Brasil que vai ligar oceanos Atlântico e Pacífico

8 jul 2025 - 15h18
(atualizado em 8/7/2025 às 11h24)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

China e Brasil assinaram hoje (7/7) um acordo que pode ser alternativa para o Canal do Panamá. O Ministério do Transporte e o Instituto de Planejamento e Pesquisa Econômica da China State Railway Group assinaram um memorando de entendimento para pesquisar e planejar a construção de uma ferrovia que vai ligar o litoral da Bahia até o Porto de Chancay, no Peru. A ideia é que rodovias e hidrovias dos estados da Bahia, Mato Grosso, Goiás, Rondônia e Acre também se beneficiem da ferrovia.

Acordo de prazo de cinco anos

A assinatura foi feita de forma virtual, comembaixadores chineses e membros do Minstério dos Transportes brasileiro em Brasília e representantes do instituto Chinês na China. A ideia é que durante cinco anos seja analisada a viabilidade da construção da ferrovia, mas o acordo pode ser extendido. Estruturas já existentes devem ser utilizadas na construção.

O Porto de Chancay, na província de Huaral, em Lima, já foi construído em parceria com o país asiático. Ele foi inaugurado em 2024 pelo presidente Xi Jinping. De acordo com autoridades peruanas, é possível reduzir o tempo de transporte de produtos da América do Sul até a Ásia de 40 para 28 dias, se a ferrovia for construída.

Ainda não há estimativa de gastos para a construção, o que deve ser feito durante o período de pesquisa.

Veja mais

Matérias relacionadas

O "F1 de rua" da Mercedes custa R$ 19 milhões, mas tem um problema: pega fogo

"Estamos a poucos meses de uma tragédia": as vans elétricas não vendem e Stellantis ameaça fechar fábricas

Taxa de 3 centavos por quilômetro rodado nas rodovias: a nova proposta da Espanha para arrecadar 5,7 bilhões de euros por ano

O Rolls-Royce Phantom que a marca nem consegue ver: este japonês removeu o V12 da BMW e o equipou com motor do Toyota Supra

Se a Europa realmente se rearmar, enfrentará um problema que afetará à toda a população: carros e trens.

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade