Anvisa determina recolhimento de lote da água Crystal após detectar bactéria

Unidades do produto foram distribuídas em São Paulo, Goiás, Tocantins e Distrito Federal

3 jun 2026 - 07h25
(atualizado às 12h35)
Lote da água Crystal é recolhido após identificação de bactéria
Lote da água Crystal é recolhido após identificação de bactéria
Foto: Divulgação/Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quarta-feira, 3, o recolhimento voluntário de um lote da água mineral sem gás da marca Crystal após a identificação da bactéria Pseudomonas aeruginosa em amostras do produto.

O lote é o LZ1 VAL200127 3 P 200126 fabricado pela Mineração Bom Jesus Ltda., em Luziânia (GO), e está sendo retirado do mercado voluntariamente pela empresa. A Crystal faz parte do Sistema Coca-Cola Femsa Brasil, mas a ação alvo da Anvisa é de responsabilidade da Brasal Refrigerantes, conforme nota divulgada pela empresa (leia abaixo).

Publicidade

Segundo o fabricante informou à Anvisa, o lote possui 374,4 mil garrafas de 500 ml produzidas em 20 de janeiro de 2026 e com validade até 20 de janeiro de 2027.

As unidades possivelmente contaminadas com a bactéria foram distribuídas no Distrito Federal (230.443), em cidades vizinhas de Goiás (66.768), em Tocantins (1.439) e no interior de São Paulo (75.750). Até o momento não há registro de reclamações de consumidores relacionadas a esse lote nos canais oficiais de atendimento.

Um laudo do Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF) apontou a presença da bactéria Pseudomonas aeruginosa em uma amostra do produto coletada durante ação de rotina da Diretoria de Vigilância Sanitária do Distrito Federal (Divisa/DF) para análise de alimentos, e por isso o recolhimento voluntário foi definido pelas autoridades.

“O teste de contraprova, que gerou o Laudo de Análise Fiscal Definitivo, foi realizado conforme previsão do Guia para Harmonização de Procedimentos no Âmbito do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), e o resultado confirmou a presença da bactéria na amostra analisada. Com isso, a Divisa/DF determinou a interdição local e comunicou o caso à Anvisa”, diz o comunicado da Agência.

Publicidade

Tem o produto em casa?

Aos consumidores que tiverem as garrafas de água do lote LZ1 VAL 200127, fabricado em 20/1/2026 e com validade até 20/01/2027 em casa, a orientação é para não consumir e aguardar as orientações públicas da empresa sobre devolução e reembolso.

A empresa informou que o recolhimento do produto foi iniciado imediatamente em distribuidoras, e cerca de 99,2% das unidades do lote já não estariam mais disponíveis nas prateleiras para compra pelo consumidor. Além do recolhimento, a medida impede a venda, a distribuição e o uso das unidades desse lote.

Investigação

A empresa realiza uma investigação interna para avaliar a ocorrência e as possíveis causas. Representantes se reuniram com a Anvisa para prestar esclarecimentos e cooperam com as autoridades sanitárias.

Segundo a Anvisa, a investigação sobre o caso segue em andamento, com acompanhamento da Agência e das vigilâncias sanitárias envolvidas. Até o momento, as informações disponíveis, incluindo o laudo fiscal e as evidências apresentadas, indicam ocorrência restrita ao lote informado.

Publicidade

O que diz a empresa

Em nota, a Coca-Cola Femsa Brasil informou que a ação é conduzida pela Brasal Refrigerantes, unidade industrial parceira do Sistema Coca-Cola. Segundo a empresa, o lote específico foi envasado fora da área de operação da Femsa e não tem qualquer envolvimento da infraestrutura e malha logística da Coca-Cola Femsa Brasil.

"Esta medida preventiva se refere exclusivamente aos produtos envolvidos na ação conduzida pela Brasal, não havendo qualquer relação com as operações da Coca-Cola FEMSA Brasil. A companhia tranquiliza seus consumidores e clientes ao reforçar que suas próprias fontes e unidades de produção operam com total normalidade.

Toda a água Crystal produzida e distribuída pela Coca-Cola FEMSA Brasil segue segura para o consumo regular. Em alinhamento com o compromisso de transparência do Sistema Coca-Cola, orientações sobre substituição ou reembolso devem ser tratadas diretamente com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da fabricante responsável",

diz a nota.

O Terra entrou em contato com a Brasal Refrigerantes e aguarda retorno.

Publicidade
Fonte: Portal Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações