3 pães veganos tradicionais para preparar em casa

Descubra três opções de receitas clássicas de pães veganos que fazem sucesso no dia a dia

20 mar 2024 - 17h17
(atualizado às 17h18)
Resumo
O veganismo vem crescendo nos últimos anos e é possível preparar alimentos veganos em casa, como o pão de fermentação natural, o pão árabe (pita) e a focaccia. Aprenda como.

O veganismo se popularizou muito nos últimos anos e, atualmente, várias pessoas no Brasil e no mundo são adeptas a essa prática alimentar.

A regra geral é que nenhuma receita vegana tenha ingrediente ou produto de origem animal. Portanto, carne, laticínio, ovos e mel estão fora de qualquer prato que seja vegano.

Publicidade

Páscoa vegetariana e vegana: veja opções de pratos! Páscoa vegetariana e vegana: veja opções de pratos!

E justamente por ter essas restrições, pode ser difícil a alimentação para quem está começando o processo de uma vida vegana, pois muitos alimentos precisam ser substituídos, como os pães.

Mas, hoje há diversas tipos de pães que não levam nenhum ingrediente de origem animal e podem ser consumidos no lugar das receitas tradicionais. A seguir, veja três opções de pães veganos para fazer em casa:

Pão de fermentação natural

A receita é fácil de fazer, mas requer tempo e atenção. Se quiser fazer tudo do zero, é possível fazer o levain, fermento natural que é a base do pão - ele é menos trabalhoso do que parece. Veja a receita completa aqui.

Publicidade

Pão árabe ou pão pita

Pão árabe ou pão pita
Pão árabe ou pão pita
Foto: iStock

A base do tradicional beirute, esse pão é ótimo para acompanhar patês, como o babaganoush (receita com berinjela) e homus (de grão-de-bico). Leva apenas farinha de trigo, azeite, fermento biológico, açúcar e sal. Veja a receita completa aqui.

Focaccia

O pão achatado italiano precursor da pizza, também é vegano. Na receita clássica, a focaccia é coberta com bastante azeite, sal grosso e folhas de alecrim antes de assar. Veja a receita completa aqui.

Para descobrir mais opções de receitas veganas para o dia a dia, leia a matéria completa aqui.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações