Linhaça: conheça os benefícios e veja receitas com essa semente que é considerada um 'superalimento'

Aprenda a usar linhaça em receitas deliciosas e garanta a dose necessária de ômega-3

22 mar 2024 - 18h51
Linhaça
Linhaça
Foto: iStock

Os "superalimentos" são conhecidos por este nome por possuírem muitas qualidades para a saúde. A maioria são vegetais, frutas e grãos.

Ao Estadão, a nutricionista Carolina Pimentel, doutora em ciências pela Universidade de São Paulo (USP), explicou que "geralmente, a classificação é usada para comunicar ao consumidor sobre alimentos de alto valor nutricional.

Publicidade

Portanto, mesmo que não haja uma definição oficial de superalimentos, respaldada por estudos, dá para dizer que existem itens com características especiais. Entre eles estão azeite, chia, chá-verde, cúrcuma, linhaça e etc.

No caso da linhaça, é uma ótima fonte de ômega-3, que aparece em uma variante chamada de ácido alfalinolênico (ou ALA). A semente do linho contém ainda fibras que auxiliam no trânsito intestinal e oferece a lignana, componente que atua como uma espécie de hormônio e combate tumores. Passou a ser considerada como superalimento em meados de 1990.

Receitas com linhaça

Suco verde com linhaça e cúrcuma

Com apenas oito ingredientes esse suco tem possui ótimas propriedades anti-inflamatórias. Leva um mix de folhas verdes escuras, linhaça, cúrcuma e até aloe vera. A melhor parte é que não precisa coar e nem adoçar. Veja a receita completa aqui.

Publicidade

Sorvete cremoso de leite de caju, cacau e linhaça

Para fazer este sorvete caseiro não são necessários ingredientes muito diferentes ou utensílios específicos. Essa sobremesa é rápida e fácil de fazer, levando cacau e gel de linhaça para dar consistência. Veja a receita completa aqui.

Para descobrir outros 'superalimentos' e incluí-los em sua dieta, leia a matéria de Regina Célia Pereira, no Estadão.

8 motivos para inserir a linhaça na dieta 8 motivos para inserir a linhaça na dieta

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se