A proteína é um dos macronutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo. Ela é fundamental para a saúde de todos, independentemente do nível de atividade física.
Além das carnes e ovos, existem outros alimentos que são fontes de proteína.
1- Leite e os seus derivados - Cada 100 gramas ou 100 ml de iogurte, queijo e o leite tem média cinco a oito gramas.
2- Leguminosas - "São proteínas vegetais, o feijão, o grão-de-bico, a lentilha, em torno de oito gramas, mais ou menos, por cada 100 gramas", conta Dr. Durval Ribas Filho, médico nutrólogo e presidente da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia).
3- Oleaginosas - As amêndoas, a chia, a linhaça, o amendoim, as nozes, castanha, avelãs e pecãs. "Todas têm uma boa quantidade, em torno de 20 gramas de proteína por cada 100 gramas".
4- Soja - Tofu, ou o próprio leite de soja.
"Essas são as proteínas que nós temos disponíveis na alimentação, além, evidentemente, da carne", completa o especialista.
Qual é a quantidade ideal de consumo de proteína por dia?
A recomendação diária varia de 0,8 grama por quilo de peso corporal e pode chegar até duas gramas por quilo de peso.
"Então vai depender muito da atividade física dessa pessoa. Uma pessoa sedentária, que não tem muita atividade física, é 0,8g. Mas uma pessoa que pratica muita atividade física pode consumir duas gramas por quilo por dia", sugere o médico.
Uma pessoa de 70 quilos precisa consumir em torno de 70 gramas de proteínas por dia. Um bife de carne, por exemplo, tem cerca de 25 gramas de proteína.