Reino Unido anuncia medidas contra Guarda Revolucionária e outro grupo iraniano por ataques antissemitas

13 jul 2026 - 09h29

O governo ‌britânico tomou medidas contra a Guarda Revolucionária Islâmica do Irã e outro grupo ligado ao Irã na segunda-feira, após uma série de ataques antissemitas nas ⁠ruas britânicas, utilizando poderes semelhantes aos ‌de proibição, destinados a combater ameaças apoiadas pelo Estado.

Esse poder efetivamente proíbe ‌o apoio a esses ‌grupos e confere à polícia ⁠e às agências de inteligência novos poderes para combater quaisquer ameaças a eles ligadas.

Publicidade

"Esses novos poderes facilitarão o processo judicial e a prisão de qualquer ‌pessoa que realize o trabalho sujo ‌deles aqui ⁠no Reino ⁠Unido", afirmou o primeiro-ministro Keir Starmer em comunicado.

A ⁠IRGC, ‌que já está sujeita ‌a sanções britânicas, tem atuado como uma força militar de elite leal ao líder supremo da República ⁠Islâmica desde que foi criada após a Revolução Islâmica de 1979.

O Reino Unido afirmou que o segundo grupo ligado ao ‌Irã, o Movimento Islâmico dos Companheiros da Direita, assumiu a autoria de sete ⁠ataques relacionados às comunidades judaicas e israelenses e à mídia em língua persa, incluindo o incêndio criminoso antissemita contra quatro ambulâncias da Hatzola em Golders Green, em 23 de março.

O Reino Unido também designou a agência de inteligência russa GRU sob os novos poderes.

Publicidade

As designações precisam ser aprovadas pelo Parlamento antes de entrarem em vigor.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se