Presidente da Argentina testa positivo para coronavírus

Alberto Fernández já tomou as duas doses da vacina Sputnik V

3 abr 2021 - 11h41
(atualizado às 14h56)

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, testou positivo para o novo coronavírus nesta sexta-feira (2), dia de seu aniversário de 62 anos.

Alberto Fernández toma primeira dose da Sputnik V, em 21 de janeiro
Alberto Fernández toma primeira dose da Sputnik V, em 21 de janeiro
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O mandatário já havia tomado as duas doses da vacina russa Sputnik V, que tem eficácia de 91,6% contra casos sintomáticos da Covid-19 e de 100% contra infecções graves, em janeiro e fevereiro.

Publicidade

"Quero contar-lhes que, no fim do dia de hoje [2], após apresentar febre de 37,3 e uma leve dor de cabeça, fiz um teste de antígeno cujo resultado foi positivo", escreveu Fernández no Twitter.

O presidente ainda aguarda o resultado de um exame RT-PCR para confirmação do diagnóstico. "Já me encontro isolado, cumprindo o protocolo vigente e seguindo as indicações de meu médico pessoal", acrescentou.

Fernández ainda disse ter entrado em contato com as pessoas com quem se reuniu nas 48 horas anteriores. "Para informação de todos e todas, me encontro fisicamente bem e, ainda que quisesse terminar o dia de meu aniversário sem essa notícia, também estou muito bem de ânimo", escreveu o mandatário.

Também no Twitter, o Instituto Gamaleya, desenvolvedor da Sputnik V, lamentou a notícia da infecção de Fernández, mas disse que a vacina vai garantir uma "rápida recuperação sem sintomas graves".

Publicidade

A Argentina enfrenta uma nova onda de crescimento nos casos do coronavírus Sars-CoV-2 e, até o momento, contabiliza quase 2,4 milhões de contágios e mais de 56 mil mortes na pandemia. 

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se