Número de mortos por ataques israelenses em Gaza desde cessar-fogo ultrapassa 1.000, diz Ministério da Saúde

18 jun 2026 - 10h36

O número de palestinos mortos ‌por ataques israelenses em Gaza ultrapassou 1.000 desde o cessar-fogo mediado pelos EUA em outubro passado, informou o Ministério da Saúde do enclave nesta quinta-feira, enquanto pelo menos três pessoas teriam sido mortas no ataque mais recente.

Equipes médicas informaram que um ataque ⁠israelense atingiu um veículo na avenida principal Omar Al-Mokhtar, na Cidade ‌de Gaza, matando três pessoas, enquanto a violência continua apesar de uma nova tentativa de trégua por parte dos ‌mediadores. As Forças Armadas israelenses não se ‌pronunciaram imediatamente sobre o incidente.

Publicidade

Incluindo a última ocorrência, o ⁠número de palestinos mortos desde a trégua de outubro de 2025, mediada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, chegou a 1.008, informou o Ministério da Saúde.

Israel afirma que quatro de seus soldados foram mortos por militantes nesse período.

Israel tem dito que ‌seus ataques visam impedir ataques iminentes do Hamas e de outros ‌militantes. O Hamas ⁠raramente divulga informações ⁠sobre a morte de seus combatentes.

Israel e o Hamas continuam em impasse ⁠sobre como prosseguir com ‌a próxima etapa do plano ‌de Trump para Gaza, que envolve o desarmamento do Hamas e a retirada israelense.

Publicidade

Nickolay Mladenov, enviado do Conselho de Paz de Trump para Gaza, manteve conversações esta semana ⁠no Cairo com mediadores do Egito, do Catar e da Turquia, depois que o Hamas e outras facções palestinas apresentaram sua resposta ao chamado plano de roteiro que ele havia apresentado, segundo duas fontes próximas ‌às negociações.

Na quarta-feira, disseram as fontes à Reuters, Mladenov entregou ao Hamas e às facções uma versão revisada do roteiro, ⁠abordando algumas das preocupações das facções, mas preservando as "linhas vermelhas fundamentais" do plano de Trump. As fontes não deram mais detalhes.

Um representante do Hamas confirmou à Reuters que o documento estava sendo analisado.

As tropas israelenses ainda controlam mais de 60% do território de Gaza, de onde expulsaram os moradores e destruíram os edifícios restantes.

Quase toda a população de 2 milhões de pessoas, a maioria das quais já foi deslocada várias vezes, vive agora em uma minúscula faixa de terra ao longo da costa, principalmente em barracas improvisadas ou prédios danificados, sob o controle do Hamas.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações