Novo terremoto assusta moradores no sul da Itália

Tremor de 4,2 foi sentido nas províncias de Potenza e Matera

18 mar 2025 - 09h39
(atualizado às 09h54)

Um terremoto de magnitude 4,2 na escala Richter foi registrado na manhã desta terça-feira (18) nas províncias de Potenza e Matera, na região da Basilicata, e assustou os moradores do sul da Itália.

    Segundo dados do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV), o tremor foi sentido por volta das 10h (horário local), a cerca de seis quilômetros da cidade de Vaglio, na província de Potenza, a uma profundidade de 14,3 km.

Publicidade

    O fenômeno provocou temor nos moradores da região e evacuou alunos de algumas escolas, enquanto muitos funcionários de repartições públicas e privadas foram às ruas.

    Nenhum dano ou vítima foi confirmado até o momento, de acordo com as autoridades locais. No entanto, estão em andamento verificações por parte da Defesa Civil e dos Bombeiros.

    O prefeito de Potenza, Vincenzo Telesca, suspendeu as atividades letivas nas escolas de todos os níveis. "Até o momento não foram comunicados relatos de danos a pessoas ou coisas", anunciou a assessoria de imprensa da administração municipal.

    Além disso, foi ativado o Centro de Operações Municipal com a Sala de Operações de Defesa Civil para receber eventuais pedidos de socorro.

Publicidade

    Após o terremoto, a direção do Hospital Regional "San Carlo" de Potenza iniciou uma verificação criteriosa das cinco unidades hospitalares pertencentes ao centro médico para analisar as condições estruturais e operacionais. Apesar disso, as atividades hospitalares e administrativas continuam regularmente, sem qualquer interrupção.

    Já o tráfego ferroviário "foi temporariamente e preventivamente bloqueado entre Tito e Potenza", na área onde o sismo foi registrado. .

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se