'Israel domina os céus de Teerã', diz Netanyahu

Segundo premiê, isso 'muda completamente' a natureza da guerra.

16 jun 2025 - 09h31
(atualizado às 14h07)
Resumo
Benjamin Netanyahu afirmou que Israel domina os céus de Teerã, alterando a dinâmica do conflito contra o Irã, cujo objetivo é desmantelar o programa nuclear iraniano.
Número de mortos chega a 224 no Irã e a 14 em Israel
Video Player

O premiê Benjamin Netanyahu afirmou nesta segunda-feira (16) que Israel "domina os céus de Teerã", o que deve "mudar completamente a natureza" da guerra contra o Irã.

A declaração foi dada pelo primeiro-ministro durante um encontro com pilotos da Aeronáutica na base aérea de Tel Nof, acompanhado do ministro da Defesa, Israel Katz.

Publicidade

"Em nome do povo e do Estado de Israel, vocês estão fazendo coisas extraordinárias. A Aeronáutica Militar israelense domina os céus de Teerã, e isso muda completamente a natureza da campanha", afirmou Netanyahu.

"Estamos no caminho para alcançar nossos dois objetivos: eliminar a ameaça nuclear e a dos mísseis", acrescentou o premiê, que ainda acusou o regime iraniano de mirar civis israelenses. "Quando controlamos os céus sobre Teerã, atingimos alvos do regime, ao contrário do Irã", salientou.

Pouco antes, no entanto, o Ministério da Saúde iraniano disse que pelo menos 45 mulheres e crianças estão entre as 224 pessoas mortas desde o início dos ataques de Israel, em 13 de junho.

O objetivo do país judeu é desmantelar o programa nuclear do Irã e evitar que o regime dos aiatolás desenvolva uma bomba atômica. Teerã, no entanto, assegura que suas atividades de energia nuclear têm apenas fins pacíficos. 

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações