Irã retalia e lança 'dezenas de mísseis' contra Israel

Mísseis atingem a região central de Israel nesta sexta-feira, 13

13 jun 2025 - 15h39
(atualizado às 18h34)
Irã retalia e lança 'dezenas de mísseis' contra Israel
Video Player

O Irã retalia Israel e lança "dezenas de mísseis" contra Israel nesta sexta-feira, 13. O exército israelense confirmou os disparos, identificados pelo sistema de defesa de Israel. Ao menos 100 drones foram disparados contra o território israelense, ferindo pelo menos 40 pessoas, sendo que duas estão em estado grave. 

O líder do Irã, aiatolá Ali Khamenei, informou em comunicado, nesta sexta, que Israel iniciou uma guerra e que não permanecerá ileso.

Publicidade

“O regime sionista [Israel] não permanecerá ileso das consequências de seu crime. A nação iraniana deve ter a garantia de que nossa resposta não será semimedida", disse Khamenei.

As Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) publicaram que "todo Israel está sob fogo enquanto o Irã dispara projéteis". A postagem foi feita por volta de 15h10, no horário de Brasília. Em Israel, é de noite.

Nas redes sociais circulam diversas imagens do ataque de retaliação, que aconteceu por volta de 21h do horário local (15h do horário de Brasília)
Nas redes sociais circulam diversas imagens do ataque de retaliação, que aconteceu por volta de 21h do horário local (15h do horário de Brasília)
Foto: Reprodução/X/@MenchOsint

Minutos depois, às 15h30, a IDF afirmou que o ataque iraniano continua. "Dezenas de mísseis adicionais foram lançados contra Israel", escreveram.

Segundo o jornal Al Jazeera, de acordo com informações transmitidas ao vivo na mídia israelense, a sede do Ministério da Defesa de Israel, em Tel Aviv, está pegando fogo. Além disso, está sendo noticiado que os foguetes caíram em sete áreas no centro de Israel.

Publicidade

O Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã (IRGC) se manifestou, dizendo que o ato é uma resposta ao "ataque criminoso" realizado nesta manhã por Israel.

"O IRGC executou a operação 'True Promice 3' [Promessa Verdadeira 3] contra dezenas de alvos, incluindo centros militares e bases aéreas do regime sionista usurpador nos territórios ocupados", complementaram.

Em contrapartida, as Forças de Defesa de Israel rebateu que "civis israelenses estão sendo alvos do regime iraniano" e que "o mundo não pode ficar em silêncio".

Israel bombardeou pela manhã

Ataques israelenses contra o Irã deixaram 78 pessoas mortas e 329 feridas na capital Teerã. A informação foi divulgada pela imprensa iraniana na manhã desta sexta-feira. O balanço dos bombardeios no país, como um todo, no entanto, ainda é incerto.

Publicidade

Na manhã de sexta-feira (ainda noite de quinta no Brasil), Israel lançou ataques em larga escala contra o Irã, dizendo que tinha como alvo instalações nucleares, fábricas de mísseis balísticos e comandantes militares no início de uma operação prolongada para impedir que Teerã construísse uma arma atômica.

As Forças de Defesa de Israel também disseram que caças israelenses atacaram a maior instalação de enriquecimento de urânio do Irã na cidade de Natanz. Com os ataques, a área subterrânea da instalação foi danificada.

O Irã prometeu uma resposta dura, e Israel chegou a afirmar que estava trabalhando para interceptar cerca de 100 drones lançados em direção ao território israelense em retaliação.

Netanyahu diz que ataques contra o Irã continuarão ‘pelo tempo que for necessário’ para 'eliminar ameaça'
Video Player

*Com informações do Haaretz e da Al Jazeera*

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se