Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Israel diz ter atacado 'maior instalação de enriquecimento de urânio' do Irã

Segundo as Forças de Defesa, a área subterrânea da instalação foi danificada

13 jun 2025 - 08h13
(atualizado às 08h30)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Israel atacou a maior instalação de enriquecimento de urânio do Irã em Natanz, lançando uma operação em larga escala contra alvos nucleares e militares, enquanto o Irã prometeu retaliações e drones foram interceptados.
Israel realiza ataque aéreo contra o Irã:

As Forças de Defesa de Israel disseram nesta sexta-feira, 13, que caças israelenses atacaram a instalação de enriquecimento de urânio do Irã na cidade de Natanz

"Esta é a maior instalação de enriquecimento de urânio do Irã, que opera há anos para atingir a capacidade de produzir armas nucleares e abriga a infraestrutura necessária para o enriquecimento de urânio a níveis de nível militar", afirmou Israel, em uma publicação na rede social X.

Segundo as Forças de Defesa, com os ataques, a área subterrânea da instalação foi danificada. 

"Esta área contém uma sala de enriquecimento de vários andares com centrífugas, salas elétricas e infraestrutura de apoio adicional."

Israel ainda informou que "continuará operando para impedir que o Irã adquira armas nucleares".

A Agência Internacional de Energia Atômica disse que não houve aumento nos níveis de radiação na instalação nuclear de Natanz, citando informações fornecidas pelas autoridades iranianas.

Ataques e interceptação de drones

Israel lançou ataques em larga escala contra o Irã na sexta-feira (noite de quinta no Brasil), dizendo que tinha como alvo instalações nucleares, fábricas de mísseis balísticos e comandantes militares no início de uma operação prolongada para impedir que Teerã construa uma arma atômica.

O Irã prometeu uma resposta dura e Israel disse que estava trabalhando para interceptar cerca de 100 drones lançados em direção ao território israelense em retaliação.

Mas, por volta das 5h (horário de Brasília), a mídia israelense informou que a ordem para que os cidadãos permanecessem perto de áreas protegidas havia sido suspensa, sugerindo que a maioria ou todos os drones haviam sido neutralizados.

Israel realiza ataque aéreo contra o Irã
Israel realiza ataque aéreo contra o Irã
Foto: Reprodução/X

Uma fonte de segurança israelense disse que os comandos do Mossad israelense haviam operado nas profundezas da República Islâmica antes do ataque e que a agência de espionagem e os militares israelenses lideraram uma série de operações secretas contra o conjunto de mísseis estratégicos do Irã.

Israel também estabeleceu uma base de drones de ataque perto de Teerã, acrescentou a fonte. Os militares afirmaram que realizaram um ataque em larga escala contra as defesas aéreas do Irã, destruindo "dezenas de radares e lançadores de mísseis terra-ar".

O porta-voz militar, general de brigada Effie Defrin, disse que Israel conseguiu confirmar que o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas iranianas, o comandante da Guarda Revolucionária e o comandante do Comando de Emergência do Irã foram todos mortos nos ataques. Seis cientistas nucleares iranianos também foram mortos, informou a mídia estatal iraniana. *(Com informações da Reuters).

Estados Unidos negam envolvimento em ataque de Israel contra Irã, diz secretário:
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade