Coalizão grega não chega a acordo e tudo aponta para ruptura de governo

20 jun 2013 - 18h37
(atualizado às 18h53)
<p>Na última quinta-feira, multidão protestou em frente à sede da televisão estatal ERT, em Atenas</p>
Na última quinta-feira, multidão protestou em frente à sede da televisão estatal ERT, em Atenas
Foto: AP

A coalizão de governo não chegou a um acordo sobre a crise surgida em torno do fechamento da radiotelevisão pública ERT, o que aponta para uma ruptura do governo. O líder da esquerda moderada Dimar, Fotis Kouvelis, anunciou que na reunião desta quinta-feira não se chegou a um acordo, mas não assinalou se seu partido deixará a coalizão.

Por sua vez, o chefe do partido social-democrata Pasok, Evangelos Venizelos, reconheceu o fracasso da negociação em torno da ERT, mas deixou entrever que, apesar de tudo, considera melhor permanecer no governo.

Publicidade

"O que é melhor para os trabalhadores da ERT, que se dissolva o Parlamento ou que se renegocie o tratado de coalizão?", questionou Venizelos em uma declaração perante a imprensa antes de reunir-se com seu grupo parlamentar. Venizelos convidou diretamente a Dimar a permanecer no governo e seguir lutando conjuntamente por uma reestruturação das regras da coalizão.

Tanto Venizelos como Kouvelis responsabilizaram o primeiro-ministro conservador, Antonis Samaras, do fracasso por não ter aceitado sua exigência de cumprir a ordem do tribunal supremo administrativo de restabelecer imediatamente o sinal da "ERT" e fazer uma reestruturação a partir do ente existente.

Por sua parte, Samaras convocou um Conselho de Ministros, no qual só estão presentes os ministros de seu partido conservador.

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se