URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Irã diz que armas nucleares não têm lugar em sua doutrina nuclear

22 abr 2024 - 09h04

As armas nucleares não têm lugar na doutrina nuclear do Irã, disse o Ministério das Relações Exteriores do país nesta segunda-feira, dias depois que um comandante da Guarda Revolucionária Iraniana advertiu que Teerã poderia mudar sua política nuclear se pressionado por ameaças israelenses.

"O Irã tem dito repetidamente que seu programa nuclear serve apenas para fins pacíficos. As armas nucleares não têm lugar em nossa doutrina nuclear", disse o porta-voz do ministério, Nasser Kanaani, durante uma coletiva de imprensa em Teerã.

Publicidade

Após um aumento nas tensões com Israel, o comandante da Guarda encarregado da segurança nuclear, Ahmad Haghtalab, disse na semana passada que as ameaças israelenses poderiam levar Teerã a "rever sua doutrina nuclear e se desviar de suas considerações anteriores".

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, que tem a última palavra sobre o programa nuclear de Teerã, proibiu o desenvolvimento de armas nucleares em uma fatwa, ou decreto religioso, no início dos anos 2000.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações