Grupo guerrilheiro ELN anuncia trégua na Colômbia para festas de Natal e Ano Novo

O grupo guerrilheiro Exército de Libertação Nacional (ELN) anunciou neste domingo (21) uma trégua "unilateral" na Colômbia, frente às forças estatais, para as festas de Natal e de Ano Novo, segundo um comunicado divulgado pela organização rebelde.

21 dez 2025 - 15h36

A medida ocorre poucos dias após um ataque do ELN com drones e explosivos, que deixou sete soldados mortos e 30 feridos em uma base militar no norte do país. A direção nacional do grupo ordenou "a todas as suas estruturas não realizar operações militares ofensivas contra as Forças Armadas do Estado", indica o comunicado.

Com cerca de 5.800 combatentes, o ELN está presente em mais de um quinto dos mais de 1.100 municípios da Colômbia.
Com cerca de 5.800 combatentes, o ELN está presente em mais de um quinto dos mais de 1.100 municípios da Colômbia.
Foto: © STRINGER / AFP / RFI

O cessar-fogo começará na quarta-feira, 24 de dezembro, véspera de Natal, e se estenderá até o dia 3 de janeiro de 2026. "Esclarecemos que não é política do ELN realizar operações militares que afetem a população", afirmou a direção da guerrilha.

Publicidade

A decisão contrasta com o cenário dos últimos dias. Nesta semana, os rebeldes chegaram a decretar o confinamento de civis e ameaçaram as forças da ordem em regiões sob seu domínio.

"Alívio e angústia"

"Recebemos esta mensagem com certo alívio, mas também com angústia", escreveu no X Iris Marín, titular da Defensoria do Povo. Ela acrescentou que as ações do ELN provocam "danos substanciais à população civil".

Para a defensora, o cessar-fogo "deveria incluir também as hostilidades com os outros grupos armados" em confronto com o ELN. Os diálogos de paz entre o governo do presidente de esquerda Gustavo Petro e o ELN estão suspensos desde 2024.

Petro tentou negociar com o ELN após sua chegada ao poder em 2022, como parte de uma política batizada de "paz total" para desmobilizar todos os grupos armados do país através do diálogo.

Publicidade

No entanto, a maioria das aproximações congelou sem maiores avanços, enquanto a oposição denuncia um fortalecimento das organizações ilegais na Colômbia.

(Com AFP)

A RFI é uma rádio francesa e agência de notícias que transmite para o mundo todo em francês e em outros 15 idiomas.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações