Estudantes comentam tema fácil de redação e dificuldade em matemática

27 out 2013 - 16h14
(atualizado às 16h25)
<p>Cristiane Gonçalves fez o Enem pela 2ª vez em busca de uma vaga para o curso de administração. Ela considerou o tema da redação 'tranquilo'</p>
Cristiane Gonçalves fez o Enem pela 2ª vez em busca de uma vaga para o curso de administração. Ela considerou o tema da redação 'tranquilo'
Foto: Daniel Favero / Terra

As questões de ciências exatas, mais especificamente de matemática, foram as consideradas mais difíceis pelos candidatos que participaram neste domingo do segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Faculdade Porto-Alegrense (Fapa).

“Estava bem difícil, mas ao mesmo tempo o tema da redação também foi bem tranquilo, mais fácil e acessível de ser abordado”, disse Cristiane Gonçalves, 27 anos, que fez o Enem pela segunda vez em busca de uma vaga para o curso de administração. Ela completa dizendo que “matemática foi o mais difícil porque exigia muitas fórmulas, e como eu já terminei o colégio faz um tempo, não lembrava de muita coisa”, afirmou.

Publicidade
Camila Sartori admite que chutou em matemática
Foto: Daniel Favero / Terra

Franciely Vieira Ferreira, 23 anos, também considerou a prova de matemática a mais difícil. “Hoje estava mais difícil que ontem, matemática exigiu muita fórmula, foram questões muito bem elaboradas”, avalia.

Além da dificuldade da prova de matemática, outra avaliação unânime era de que a redação teve um tema - os efeitos da Lei Seca no Brasil - muito mais simples e acessível que o esperado. “Foi uma tema muito mais acessível, bem menos complexo do que eu esperava, e para o que eu tinha me preparado”, diz Camila Sartori, 25 anos, que admite que “chutou” nas provas de matemática.

Amitra Poppe não considerou o exame tão difícil
Foto: Daniel Favero / Terra

Mas para quem fez o Enem para testar, como foi o caso da adolescente Amitra Poppe, 16 anos, o exame não foi tão difícil. “Parecia um bicho de sete cabeças, mas no final não era tudo isso. Na verdade, (a prova) é muito chata”, diz a jovem, que ainda cursa o segundo ano do ensino médio.

“A maior dificuldade é o tamanhão da prova. As questões de matemática eu nem li, mas não é nada de impossível”, avalia a jovem.

Publicidade

Enem 2013: veja fotos do segundo dia de provas pelo Brasil

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado há 15 anos e se consolidou como um dos índices de avaliação da educação brasileira e também como principal meio de acesso às universidades públicas do Brasil. Atualmente, apenas duas das 10 principais instituições federais ainda não adotaram a prova para ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – situação que, seguindo a tendência atual, deve atingir 100% de adesão nos próximos anos.

Em 2013, foram mais de 7 milhões de inscritos, que podem concorrer a cerca de 1,1 milhão de vagas em instituições públicas e privadas por meio do Sisu, do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

As provas ocorreram neste fim de semana, sábado e domingo. No primeiro dia, foram aplicados os testes de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Os candidatos tiveram quatro horas e trinta minutos para resolver as questões. Já no segundo dia foram resolvidas as questões de Linguagens, Códigos e suas TecnologiasMatemática e suas Tecnologias e Redação. No domingo, em virtude da Redação, os candidatos tiveram uma hora a mais para terminar o exame.

Publicidade

O gabarito oficial do Enem 2013 será divulgado na página do Inep, órgão responsável pela realização do exame, até o dia 30 de outubro. Até lá, você pode conferir abaixo a correção comentada pelos professores do Cursinho da Poli, ou neste link o gabarito extraoficial de todas as provas sugerido pelos professores do Sistema Ari de Sá, que também comentam as provas em vídeo.

Participou do Enem? Envie para nós seus comentários, fotos e vídeos.

Publicidade
Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se