PUBLICIDADE

Resultado do Enem 2023 está disponível; veja sua nota

Estudantes que concluíram o ensino médio podem consultar suas notas do Enem 2023 para usar no Sisu, ProUni e Fies

16 jan 2024 - 00h01
(atualizado às 12h05)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O resultado do Enem 2023 foi publicado nesta terça-feira, 16, pelo Inep. As notas das provas e da redação podem ser acessadas na Página do Participante. As notas dos treineiros só serão divulgadas em março.
Resultado do Enem 2023
Resultado do Enem 2023
Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 acaba de ser publicado, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As notas das provas e da redação podem ser conferidas na Página do Participante

A partir desta terça-feira, 16, somente os candidatos que concluíram o ensino médio conseguem acessar o resultado. As notas dos participantes que realizaram as provas em busca de autoavaliação, conhecidos como treineiros, só serão divulgadas em março. Já o espelho das redações será disponibilizado em 90 dias após a divulgação dos resultados, ou seja, em abril.

Em entrevista coletiva do Inep e do Ministério da Educação (MEC), realizada na manhã desta terça-feira em Brasília, foram apresentados os resultados do Enem 2023. No total, 60 redações tiveram nota mil na última edição. Houve um aumento em relação ao ano anterior, que só teve 18 redações com nota máxima. 

O tema da redação do Enem 2023 foi 'Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil'. "Nós entendemos que a principal razão para isso [o aumento] é o tema desse ano. O tema foi relevante socialmente, discutido amplamente e permitiu que as pessoas tivessem condição de discutir com uma certa fluidez, o que permitiu o aumento das notas mil este ano", afirmou Rubens Lacerda, Diretor de Avaliação da Educação Básica.

Das 60 notas mil, quatro são de estudantes da rede pública de ensino. Eles são dos estados do Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Tocantins.

O Enem 2023 foi aplicado nos dias 5 e 12 de novembro do ano passado. Ao todo, além da redação, os candidatos responderam a 180 questões de quatro áreas do conhecimento: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza.

O Inep ainda divulgou as notas máximas e mínimas obtidas em cada área do conhecimento e na redação. Confira a seguir:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Nota mínima: 287,0 / Nota média: 516,2 / Nota máxima: 820,8
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: Nota mínima: 289,9 / Nota média: 522,0 / Nota máxima: 823,0
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Nota mínima: 314,4 / Nota média: 497, 4 / Nota máxima: 868,4
  • Matemática e suas Tecnologias: Nota mínima: 319,8 / Nota média: 534,9 / Nota máxima: 958,6
  • Redação: Nota mínima: 40 / Nota média: 641,6 / Nota máxima: 1.000

Na entrevista coletiva, o ministro da Educação, Camilo Santana, também comentou que haverá um incentivo dentro da lei que prevê a bolsa do ensino médio para a participação dos estudantes da rede pública no Enem. A lei deve ser sansionada ainda nesta terça-feira, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Como ver a nota do Enem 2023

  • Acesse a Página do Participante;
  • Clique em "Entrar com gov.br";
  • Informe o seu CPF e senha nos campos correspondentes;
  • Pronto! Agora é só conferir as notas do Enem 2023.

Observação: Se você esqueceu a senha para entrar no portal, é possível recuperá-la em um processo bem simples. Primeiro, acesse a página acesso.gov.br, digite o CPF e clique em "Avançar". Em seguida, clique em "Esqueci minha senha", selecione uma das formas de recuperação, preencha os campos solicitados e gere uma nova senha.

Como é calculada a nota do Enem

A nota das provas objetivas do Enem é calculada utilizando a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Esse método diferencia as questões e as classifica em níveis. Isso faz com que duas pessoas que tenham acertado a mesma quantidade de questões possam ter notas diferentes, por exemplo.

Na TRI, as questões são classificadas entre graus de dificuldade fácil, médio e difícil. Assim, conforme o padrão de acertos e erros dos candidatos, a TRI consegue perceber quem realmente estudou e, portanto, acertou questões fáceis e difíceis, e quem teve apenas sorte em um acerto numa questão difícil, apesar de ter errado uma pergunta considerada fácil. Além de avaliar o conhecimento dos candidatos, o objetivo da TRI é evitar acertos na sorte ou por "chute".

Enem, Sisu, Fuvest: veja datas importantes para ficar atento em 2024 Enem, Sisu, Fuvest: veja datas importantes para ficar atento em 2024

Como usar a nota do Enem

Ao longo dos anos, a nota do Enem se tornou uma das principais formas de ingresso no ensino superior do País, sendo usada em programas como o Sisu, o ProUni, o Fies e até em processos seletivos de universidades no exterior. Entenda o que é cada um dessas seleções:

  • Sisu: criado em 2009, o Sistema de Seleção Unificada permite que os alunos entrem em instituições públicas, sendo a maioria instituições federais, através da nota do Enem. A partir deste ano, o programa terá apenas uma edição, em janeiro;
  • ProUni: o Programa Universidade para Todos oferece bolsas de estudos, integrais e parciais, em universidades particulares. O público-alvo do programa é o estudante sem diploma de nível superior;

  • Fies: Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do Ministério da Educação (MEC) que possibilita o financiamento da graduação de estudantes em universidades particulares do Brasil. Os beneficiários devem, depois de formados, pagar a dívida.

Sisu 2024

A partir deste ano, o Sisu terá apenas uma edição, em janeiro. Nos anos anteriores, o programa também abria seleção no meio do ano. Além disso, a classificação dos candidatos passa a seguir as novas regras da Lei de Cotas.

Os candidatos poderão se inscrever no Sisu entre os dias 22 e 25 de janeiro. O resultado da primeira chamada será divulgado em 30 de janeiro. As matrículas deverão ser feitas entre 1º a 7 de fevereiro, a depender do cronograma de cada instituição de ensino. Os candidatos poderão manifestar interesse na lista de espera de 30 de janeiro a 7 de fevereiro. No link, saiba mais sobre todas as mudanças no Sisu 2024.

ProUni 2024

As inscrições para a primeira edição ProUni 2024 iniciam às 00h do dia 29 de janeiro e poderão ser feitas até 1º de fevereiro no site oficial do programa. A informação também foi divulgada pelo Inep durante a entrevista coletiva.

O edital com todas as informações sobre o ProUni será divulgado na quarta-feira, 17. A consulta de bolsas estará disponível a partir de sexta-feira, 19. Além disso, o MEC informou que está avaliando a redução da nota de corte para o programa.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade