PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

ProUni 2024: inscrição começa em 29 de janeiro; veja como funciona

Programa oferece bolsas de estudo, integrais e parciais, em instituições privadas de educação superior

16 jan 2024 - 10h34
(atualizado às 13h12)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
As inscrições para a primeira edição do Programa Universidade para Todos (ProUni) 2024 iniciam às 00h do dia 29 de janeiro e devem ser feitas até 1º de fevereiro no site oficial do programa.
ProUni 2024: inscrição começa em 29 de janeiro; veja como funciona
ProUni 2024: inscrição começa em 29 de janeiro; veja como funciona
Foto: Freepik

As inscrições para a primeira edição do Programa Universidade para Todos (ProUni) 2024 começam a partir da 00h do dia 29 de janeiro até 1º de fevereiro, no site oficial do programa. A informação foi divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira, 16, em Brasília. 

O edital com todas as informações sobre o ProUni está previsto para ser divulgado na quarta-feira, 17. A consulta de bolsas estará disponível a partir de sexta-feira, 19. O MEC também informou que está avaliando a redução da nota de corte para o programa.

Nesta terça-feira, o Inpe divulgou o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. As notas das provas e da redação podem ser conferidas na Página do Participante

O que é o ProUni?

O Prouni é uma iniciativa do governo federal, criada em 2004, em que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50% do valor da mensalidade do curso), em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em faculdades privadas. O público-alvo do programa é quem ainda não tem diploma de nível superior.

Quem pode participar?

Todos os estudantes que terminaram o ensino médio e fizeram as provas do Enem nos últimos dois anos podem se inscrever no ProUni, inclusive quem estudou em escola particular. Desde o segundo semestre de 2022, o programa passou a aceitar a participação desse grupo de estudantes, que não tiveram bolsa de estudos, além dos estudantes da rede pública.

Para bolsas integrais, o candidato pré-selecionado deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Já para a parcial, a renda mensal per capita exigida é de até 3 salários mínimos.

Também podem participar do ProUni os professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Nesse caso, não há requisitos de renda, mas o professor concorre exclusivamente a bolsas em cursos de licenciatura e pedagogia.

Qual a nota mínima no Enem para participar do ProUni?

O ProUni exige média mínima de 450 pontos na prova e nota acima de zero na redação. Para saber a média, basta somar as notas das cinco provas e dividir por cinco. Na entrevista coletiva, o MEC anunciou que está avaliando a redução da nota de corte para esta edição. A informação será divulgada no edital do programa. No link, veja outros detalhes sobre como funciona o ProUni.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade