Santa Cruz rebate e provoca Bolsonaro ao falar sobre o STF

Presidente do Conselho Federal da OAB remete ao controverso vídeo do ex-secretário de Cultura Roberto Alvim

6 fev 2020 - 16h35
(atualizado às 18h03)

O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, rebateu nesta quinta-feira o presidente Jair Bolsonaro e disse ao Estadão que a instituição recomendaria para o Supremo Tribunal Federal (STF) a indicação de nomes de "notável saber jurídico e reputação ilibada", se fosse chamada para participar do processo de escolha de ministros.

Felipe Santa Cruz, presidente da OAB.
Felipe Santa Cruz, presidente da OAB.
Foto: Tiago Queiroz / Estadão Conteúdo

"A questão central não é se a OAB indica ou não, mas o melhor modelo para o Supremo Tribunal Federal. Mas já que foram levantadas dúvidas sobre o perfil que a Ordem defende, seria um advogado experiente, de notável saber jurídico e reputação ilibada, critérios que talvez não coincidam com os do presidente. Certamente, não seria alguém que grava vídeos de conteúdo nazista", disse Santa Cruz.

Publicidade

O comentário de Santa Cruz remete ao polêmico vídeo protagonizado pelo ex-secretário de Cultura Roberto Alvim, que usou frases do chefe da propaganda nazista Joseph Goebbels. Bolsonaro acabou demitindo Alvim, após a pressão de aliados e da cúpula do Congresso e do Judiciário.

Procurado pela reportagem, o Palácio do Planalto não havia se manifestado sobre as declarações do presidente da OAB até a publicação deste texto.

Em entrevista publicada na edição desta quinta-feira do Estadão, Bolsonaro criticou a proposta de emenda à constituição que altera o atual modelo de indicação de ministros do STF. O texto de Lasier Martins (Podemos-RS) obriga o presidente da República a indicar integrantes da Corte respeitando uma lista tríplice.

Uma comissão formada por sete instituições, entre elas o Supremo e OAB, prepararia a lista. Apoiadores de Jair Bolsonaro veem na medida uma tentativa de esvaziar as atribuições do presidente e dificultar eventual indicação do ministro Sérgio Moro à Corte.

Publicidade

"Está bem claro no projeto que um nome sairia da OAB. Imagina quem vai sair da OAB? Pelo amor de Deus! A regra não pode mudar com o jogo andando. Haveria reação da sociedade", disse Bolsonaro ao Estadão.

Corporativismo. A proposta discutida no Senado também enfrenta resistências no STF. Na última quarta-feira (5), os ministros Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes e Marco Aurélio Mello criticaram publicamente a possibilidade de alteração no modelo das indicações. Um dos pontos levantados é o risco de a elaboração da lista tríplice abrir caminho para corporativismo na própria magistratura.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), definiu como uma das dez prioridades do Congresso em 2020 votar a proposta que muda a forma de escolha de ministros do STF e limita a dez anos seus mandatos, que hoje são vitalícios.

Veja também:

A igreja evangélica e metaleira que une todas as tribos
Video Player
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações