Operação Columbus desmonta esquema de fraudes imobiliárias na Serra e Litoral Gaúchos

Polícia Civil cumpre mandados e prende proprietário de construtora

11 dez 2025 - 14h09

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Canela, deflagrou nesta quarta‑feira a Operação Columbus para desarticular uma rede suspeita de fraudes imobiliárias, estelionato e crimes contra o sistema financeiro. A ação mobilizou cerca de 70 agentes e resultou na prisão do proprietário de uma construtora apontada como líder do esquema.

Foto: imagem meramente ilustrativa / Prefeitura de Gramado / Porto Alegre 24 horas

Foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão em endereços residenciais e comerciais nas cidades de Canela, Gramado, São Francisco de Paula e Capão da Canoa, além de bloqueio e arresto de bens. Documentos e o veículo do investigado foram apreendidos para perícia.

Publicidade

Segundo a investigação, a construtora operava por meio de várias pessoas jurídicas controladas pela mesma liderança, desviando recursos de obras, ocultando patrimônio e adotando práticas para frustrar execuções judiciais. As apurações apontam prejuízos diretos superiores a R$ 6,4 milhões.

A Polícia Civil também decretou o arresto de imóveis vinculados ao investigado, à companheira e às empresas relacionadas, além do sequestro de veículos, com o objetivo de preservar bens que possam reparar as vítimas.

PC.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações