O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) fez declarações polêmicas nesta sexta-feira, 18/07, após a operação contra o pai, Jair Bolsonaro. O político agradeceu o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pela decisão de suspender os vistos do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, familiares próximos e aliados da Corte.
Em publicações seguidas no X (antigo Twitter), Eduardo disparou: "Eu não posso ver meu pai e agora tem autoridade brasileira que não poderá ver seus familiares nos EUA também - ou quem sabe até perderão seus vistos. Eis o custo Moraes para quem sustenta o regime", escreveu, surpreendendo a internet e dividindo opiniões.
"A caça às bruxas política do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, contra Jair Bolsonaro criou um complexo de perseguição e censura tão abrangente que não apenas viola direitos básicos dos brasileiros, mas também se estende além das fronteiras do Brasil, atingindo os americanos. Portanto, ordenei a revogação dos vistos de Moraes e seus aliados na Corte, bem como de seus familiares próximos, com efeito imediato", afirmou o secretário do estado dos Estados Unidos Marco Rubio.
MUITO OBRIGADO Pres. @realDonaldTrump e @SecRubio 🙏
Eu não posso ver meu pai e agora tem autoridade brasileira que não poderá ver seus familiares nos EUA também - ou quem sabe até perderão seus vistos.
Eis o CUSTO MORAES para quem sustenta o regime.
De garantido só posso falar… https://t.co/sjhwAHNjoQ
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) July 18, 2025
O que Bolsonaro disse após a operação?
Jair Bolsonaro se pronunciou após a instalação da tornozeleira eletrônica, conforme determinado pelo ministro Alexandre de Moraes. Em entrevista coletiva, o político também comentou sobre o pen drive encontrado em seu banheiro
"Uma pessoa pediu para ir ao banheiro e voltou com o pen drive na mão. Eu nunca abri um pen drive na minha vida, não tenho nem laptop em casa para abrir um pen drive, a gente fica até preocupado com isso", disse Bolsonaro.
Jair ainda alegou desconhecer a origem do dispositivo e confirmou que irá questionará a esposa, Michelle Bolsonaro, sobre a possibilidade de o objeto ser dela. "Eu estou surpreso, vou perguntar para a minha esposa se o pen drive é dela", declarou.