Um homem de 26 anos afirma ter sido demitido do que considerava seu "emprego dos sonhos" na PwC, onde desenvolvia agentes de inteligência artificial. Agora, ele afirma estar preocupado com o fato de a tecnologia que criou ter levado a mais cortes de pessoal.
O jovem, chamado Donald King, contou à Fortune que sua demissão da consultoria, que faz parte do grupo das "Big Four", o pegou de surpresa e reconhece que os agentes de IA nos quais trabalhava podem estar relacionados a outras demissões.
Não seria a primeira vez que profissionais relatam ter trabalhado em projetos em empresas que acabaram desenvolvendo a tecnologia que os substituiria em suas funções. Embora, às vezes, o plano também dê errado e haja pessoas pagas para corrigir erros causados pela IA.
Como ele começou no "emprego dos sonhos"
O jovem contou como, após se formar em finanças pela Universidade do Texas em Austin, em 2021, King conseguiu um emprego em uma das quatro principais consultorias: a PwC. Ele se mudou para Nova York e ficou responsável pela gestão de um grande cliente da empresa, a Oracle.
Algum tempo depois, como relatou, a PwC anunciou um investimento de um bilhão de dólares em IA. Ele conta que ficou fascinado pela tecnologia e, por isso, candidatou-se a uma vaga na equipe de desenvolvimento de IA da empresa. Diz que jamais imaginou que isso levaria à sua demissão, pois as máquinas que construía cumpriam sua função e que logo entendeu por que os consultores são chamados de "executores".
Trabalhando ...
Matérias relacionadas