Musk afirma que, no futuro, poupar dinheiro será desnecessário: graças à IA, todos teremos uma "renda universal elevada"

É de se perguntar por que ele acumulou a maior fortuna do planeta se acredita em suas próprias previsões

23 dez 2025 - 08h15
(atualizado às 10h09)
Foto: Xataka

Elon Musk voltou a estar no centro do debate global com uma declaração tão ambiciosa quanto controversa: no futuro, poupar dinheiro deixará de ser necessário, pois a inteligência artificial e a robótica erradicarão a pobreza ao permitir a implementação de uma substancial "renda básica universal".

Segundo o empresário, essa transformação será tão profunda que o trabalho deixará de ser uma obrigação e o dinheiro, como o entendemos hoje, perderá a sua relevância.

Publicidade

A declaração foi feita na plataforma de redes sociais X, em resposta a um debate sobre as chamadas "Contas Trump", um programa promovido pelo governo dos EUA para incentivar a poupança desde o nascimento. Musk, longe de celebrar a iniciativa, afirmou que se trata apenas de uma solução temporária para um problema que a tecnologia acabará por eliminar por completo.

Além da renda básica?

Embora a ideia de garantir renda para toda a população não seja nova (afinal, a renda básica universal vem sendo discutida há décadas nos círculos acadêmicos e políticos), Musk introduz uma nuance fundamental: ele não fala de uma renda mínima para cobrir as necessidades essenciais, mas sim de um nível de renda suficientemente alto para permitir uma vida confortável sem a necessidade de trabalhar.

Em diversas aparições públicas e entrevistas, o fundador da Tesla e da SpaceX insistiu que a automação em massa reduzirá os custos de produção de bens e serviços a níveis quase insignificantes. Nesse cenário, alimentação, moradia, transporte e saúde ...

Veja mais

Publicidade

Matérias relacionadas

Na Bélgica, as autoridades pediram aos seus cidadãos que não comessem a árvore de Natal; e eles têm bons motivos

Grok na sala de aula: Elon Musk firma parceria com El Salvador e sua IA vai virar professora

A Europa tem um dilema: o que fazer com o dinheiro russo congelado em seus bancos? Países temem sofrer retaliações caso o utilizem

Um míssil soviético está destruindo os helicópteros da Ucrânia; o problema é que não é russo: vem do Ocidente

Ao contrário dos millennials, a Geração Z evita a "ressaca": eles sabem que o álcool afeta o cérebro e a produtividade

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se