A Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA suspendeu a importação de pneus fabricados na Sérvia no final da semana passada e ordenou sua apreensão em todos os portos americanos.
O motivo dessa decisão é que os pneus em questão, produzidos pela Linglong em uma fábrica em Zrenjanin, no norte da Sérvia, supostamente são fabricados sob coação. Após uma investigação e análise de informações que indicam trabalho forçado na fábrica, a Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP) ordenou a apreensão imediata de todos os carregamentos de pneus produzidos nessa unidade sérvia em todos os portos americanos.
Pneus chineses na Sérvia sob coação
A CBP afirmou que sua avaliação foi baseada em "depoimentos de trabalhadores, documentos, fotografias, relatórios de ONGs, artigos de imprensa e pesquisas acadêmicas". A CBP também afirmou que as evidências demonstraram práticas como retenção de documentos de identidade, intimidação, isolamento, horas extras excessivas, não pagamento de salários, servidão por dívida, condições de trabalho abusivas, engano e exploração da vulnerabilidade.
"A mensagem é clara: os Estados Unidos não tolerarão trabalho forçado nas cadeias de suprimentos", afirmou o Comissário da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP), Rodney S. Scott, em um comunicado publicado no site da CBP.
Vale ressaltar que a marca chinesa Linglong Tire iniciou a produção em massa de pneus em sua fábrica na Sérvia em setembro de 2024. Esta é a sua primeira fábrica na Europa, e o enorme ...
Matérias relacionadas
Na vila oficial do Papai Noel na Finlândia, só havia renas e neve; agora, há tanques de guerra
Expectativa em torno de novo console: nos EUA, cubo discreto chegou a competir com PS5 e Xbox