A BYD prepara uma ofensiva contra a Honda. A montadora chinesa quer desbancar a japonesa em um segmento importante, e isso pode acontecer antes do que você imagina.
A fabricante está prestes a lançar o Racco, primeiro kei car de sua história. Assim, invadirá território dominado pela Honda por meio do N-Box, por três anos consecutivos, no Japão.
Vale ressaltar que este é um segmento popular no país asiático, representando um terço do mercado. O governo japonês, inclusive, concede incentivos para os ultracompactos. Eles devem atender a alguns critérios, como ter 3,40 metros de comprimento máximo, até 1,48 m de altura e 2 m de altura e motor de até 660 cm³ e 64 cv de potência.
Mas por que o BYD Racco ameaça o reinado do Honda N-Box? O kei car da fabricante chinesa é puramente elétrico. Seu propulsor é alimentado por bateria de 20 kWh que lhe rende 180 km de autonomia no ciclo WLTC.
Embora o segmento de EVs ainda esteja engatinhando no Japão, a BYD tem no Racco produto que pode lhe garantir bons números. Isso porque o Nissan Sakura, kei car 100% elétrico, representa 40% das vendas de elétricos ao lado do também ultracompacto Mitsubishi eK X.
A Honda se defende
Para não perder a majestade, a Honda prepara contra-ataque. A fabricante já trabalha em uma versão puramente elétrica do N-Box, com lançamento previsto para 2027.
Desse modo, os consumidores japoneses terão pela primeira à disposição uma opção do tipo para o kei car, que vendeu mais de 200 mil unidades no País ano passado. Atualmente, o N-Box é vendido com motor 658 cc a gasolina.
Segundo a Nikkei Asia, a Honda vem trabalhando a fim de otimizar a autonomia da versão puramente elétrica de seu kei car. Também já define estratégia de preços. Ainda de acordo com a publicação, o EV não substituirá versões a combustão.
Enquanto a Honda prepara seu N-Box 100% elétrico, a BYD conta as horas para lançar o Racco.