Dona de Fiat e Jeep quer entrar na briga de elétricos no Brasil e traz marca própria chinesa para bater de frente com BYD no país

Para acelerar sua entrada no mercado de elétricos e enfrentar o avanço das marcas chinesas, a Stellantis aposta na Leapmotor e na liderança do brasileiro Herlander Zola para redefinir sua estratégia na América do Sul

8 nov 2025 - 08h06
(atualizado em 9/11/2025 às 13h09)
Foto: Xataka

A Stellantis, gigante por trás de diversas marcas como Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën, decidiu que não vai assistir de camarote à invasão chinesa no mercado brasileiro de elétricos. Com a chegada da Leapmotor ao seu portfólio, o grupo dá o passo mais ousado desde a consolidação que o transformou na maior força automotiva da América do Sul, com um movimento que tem tudo a ver com competitividade, timing e a rápida mudança no comportamento do consumidor.

Quem lidera essa nova fase é Herlander Zola, recém-nomeado CEO da Stellantis para a região. E, para ele, a simbologia da escolha não passa despercebida: um brasileiro no comando de uma operação desse tamanho não é apenas um marco, mas um indicativo de que a companhia quer decisões mais próximas da realidade local. Afinal, não faltam desafios. Mesmo liderando o mercado sul-americano com 815 mil veículos vendidos até outubro e quase 30% de participação, a Stellantis sabe que a disputa ficou séria: de menos de 1% em 2019, as marcas chinesas já ocupam cerca de 10% do mercado — puxadas por BYD e GWM.

Publicidade

A entrada da Leapmotor tenta resolver justamente o principal ponto fraco do grupo: a ausência de uma linha elétrica competitiva em preço, escala e tecnologia. Enquanto investia em híbridos flex como Fiat Fastback e Jeep Commander, a Stellantis via as chinesas dominarem o segmento com plataformas 100% elétricas prontas, baratas e cada vez mais desejadas. Agora, esse gargalo começa a fechar.

O primeiro carro da Leapmotor por aqui será o ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Publicidade

Demorou um pouco, mas o Sora finalmente chegou ao Android; o aplicativo da OpenAI para criação de vídeos com inteligência artificial não é mais exclusivo do iOS

Ex-chefão da Stellantis decreta: a China vai salvar os empregos na Europa, mas vai devorar as montadoras europeias

Renault revive carro clássico dos anos 90 agora 100% elétrico e com preço acessível — pelo menos na Europa

Escassez de alumínio durante a guerra levou os EUA a uma verdadeira corrida de engenharia: um avião gigante feito de madeira

Um polonês construiu sua própria versão de um carro de R$ 14,8 milhões que funciona como uma bicicleta

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações