Se ter um carro sempre foi um sonho para os brasileiros, nos últimos anos tornou-se um sonho mais distante. Agora, o presidente da república, Luís Inácio Lula da Silva, defende que esse cenário mude, com veículos que os trabalhadores possam pagar.
"Quem faz esses SUVs bonitos precisa conseguir comprá-los", disse durante cerimônia de inauguração da linha de montagem do elétrico Chevrolet Spark, em Horizonte (CE).
Segundo ele, o primeiro foco da indústria automotiva precisa ser vender para os próprios brasileiros. O mercado local é o oitavo maior do mundo e deve chegar a 2,76 milhões de veículos em 2025, entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. A estimativa é da Anfavea, associação que representa as montadoras instaladas localmente.
"Precisamos produzir e vender carros ao povo brasileiro. O excesso a gente exporta, mas precisamos garantir que o povo brasileiro tenha direito de andar em um carro bonito como aquele", disse, apontando para o Chevrolet Spark.
No comentário, o presidente reforçou a necessidade de melhorar a distribuição de renda no país e, ainda, de que as marcas ofereçam carros mais acessíveis. "A gente trabalha para ter acesso às coisas que a gente produz", declarou.
Preço do carro dobrou em menos de 10 anos
Nos últimos anos, os brasileiros viram forte escalada do preço do carro. O valor médio mais do que dobrou desde 2016. Naquele ano, a tabela média era de R$ 70.900, valor que alcançou R$ 159.684 em 2025, com alta de 125%. Os dados são da Bright Consulting, que lembra que a alta foi bem superior à da inflação no período, que foi de 63,9%.
Em entrevista anterior ao Jornal do Carro, Murilo Briganti, COO da empresa, lembrou que esse incremento no preço do carro não foi linear. "Até 2019 ou reajustes anuais eram moderados. A partir de 2020 há forte aceleração, refletindo o choque de oferta da pandemia, a desvalorização cambial, o aumento de custos industriais e a demanda aquecida em descompasso com a oferta restrita", observa.
Essa tendência de alta acelerada parece ter sido, enfim, interrompida. Pela primeira vez em cinco anos, o valor público dos veículos subiu menos do que a inflação, com alta de 2,4% em 2025, enquanto o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), subiu 3,64%.
Carro Sustentável como estratégia do governo para baixar preços e melhorar vendas
O governo federal já tem feito movimentos para fomentar uma redução do preço do carro. Em julho deste ano saíram as regras do programa Carro Sustentável, medida que faz parte do Mover - Mobilidade Verde e Inovação, política industrial automotiva.
A iniciativa garante redução de IPI, Imposto sobre Produtos Industrializados) para carros nacionais de entrada, com baixo nível de emissões de CO2 e de alto índice de reciclabilidade. O objetivo é tornar esses modelos mais baratos e, com isso, fomentar vendas, produção local e a transição energética no segmento.
Segundo a Anfavea, a medida causou forte impacto no mercado. Em outubro, as vendas dos carros sustentáveis enquadrados no programa foram 74% superiores às de outros veículos.