A China está imersa, há anos, em uma brutal guerra de preços que acabará tendo o efeito oposto ao desejado: afundar seu mercado de carros elétricos. As montadoras, obrigadas a crescer constantemente, desencadearam uma corrida que agora está gerando um excesso de automóveis.
Há tantos carros que as marcas não sabem o que fazer com eles, então decidiram usar as concessionárias como depósitos. Em resposta, estas disseram basta.
Condições estão cada vez mais "severas"
A China descobriu os registros próprios, uma prática que algumas concessionárias e marcas utilizam no fim do trimestre ou do ano para atingir metas. Uma vez registrados, esses carros são contabilizados como vendidos, mas na verdade engrossam o estoque de seminovos das chamadas concessionárias de km 0. Ninguém os comprou, e eles se acumulam nas lojas.
A imprensa local relatou que ao menos 20 lojas da BYD precisaram fechar ou estão "desertas", somente na província de Shandong.
A situação chegou a tal ponto que revendedores de carros chineses pediram às montadoras que parem de vender tantos veículos às concessionárias, pois as intensas guerras de preços estão pressionando o fluxo de caixa, reduzindo a lucratividade e forçando o fechamento de algumas lojas, segundo a Reuters.
Por sua vez, a Câmara de Comércio da China de Concessionárias de Automóveis soou o alarme em meio à escalada da guerra de preços, afirmando que as condições estão "ainda mais severas" do que antes.
Eles acreditam que os fabricantes devem ...
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