VW terá dois tipos de carros híbridos no Brasil com novos Nivus e Udara; entenda

Próximas gerações do Volkswagen T-Cross e Nivus devem ter plataforma MQB do Golf e podem estrear sistema híbrido flex da marca no Brasil

19 set 2025 - 19h02
Novo Volkswagen T-Roc
Novo Volkswagen T-Roc
Foto: Garagem 360

A linha Volkswagen ficará mais eletrizante em breve no Brasil. Até 2027, a montadora alemã vai lançar os seus primeiros carros híbridos flex no país com duas tecnologias diferentes: uma delas será híbrida do tipo leve (MHEV) com 48V, e a outra do tipo híbrido pleno (HEV). As novidades devem chegar ao mercado com os novos T-Cross, Nivus e a inédita picape Udara. As informações são do site Uol.

Sistema híbrido leve da VW será mais avançado do que o da Fiat

O primeiro sistema a chegar ao Brasil será o híbrido leve de 48 V, que estreou recentemente na segunda geração do Volkswagen T-Roc. Mais sofisticado do que o Bio-Hybrid de 12V dos Fiat Pulse e Fastback, o sistema eletrificado da marca alemã será capaz de tracionar as rodas apenas com o motor elétrico em algumas situações.

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Flagra - VW Nivus híbrido
Foto: Instagram @Placaverde

Dentre elas, estão a saída de semáforos, estacionamento e pequenas manobras. Mais simples, o sistema MHEV 48V deve estrear no Brasil na segunda geração do Nivus, e talvez seja associado tanto ao motor 1.0 TSI flex de 128 cv quanto ao futuro 1.5 TSI flex de 150 cv, que será produzido em São Carlos no lugar do atual 1.4 TSI.

Próximos T-Cross e Nivus terão sistema híbrido pleno do novo T-Roc

Já o sistema híbrido pleno – que também virá do T-Roc – combinará o motor 1.5 TSI Evo2 e um propulsor elétrico de 48V mais avançado, com 19 cv de potência. A potência combinada deve chegar aos 170 cv, com 300 Nm de torque. Já o câmbio deve ser um automático convencional de oito marchas ou o automatizado de dupla embreagem DSG.

Projeto MQB Hybrid: nova plataforma de carros da Volkswagen
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O sistema híbrido mais avançado será utilizado apenas pelos modelos com a nova plataforma MQB Hybrid, que será uma variação da MQB Evo usada pelo Golf de oitava geração e o novíssimo T-Roc europeu. De acordo com o CEO da Volkswagen no Brasil, Ciro Possobom, a plataforma MQB A0 também permite algum nível de eletrificação, permitindo a aplicação do sistema MHEV à picape Udara.

Projeção do novo Volkswagen Saveiro baseada no SUV Tera
Foto: Kleber Silva / Guia do Carro
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