Volvo pode produzir carros no Brasil usando a parceria Renault/Geely

Marca sueca seria candidata a aproveitar a aliança entre franceses e chineses para fazer automóveis no país; produção estaria condicionada ao volume de vendas

14 dez 2025 - 08h00

A Volvo pode se valer de um trunfo para produzir carros no Brasil. Graças ao acordo costurado entre Renault e Geely no País, a marca sueca, que pertence ao grupo chinês, tem a possibilidade de fazer automóveis de passeio no complexo da montadora francesa em São José dos Pinhais (PR).

A reportagem do Jornal do Carro apurou que o mesmo se aplica a outras empresas da Geely, como Lynk & Co., Zeekr e Polestar. Tal arranjo se dá graças ao acordo que garante aos chineses, por ora, 26,4% do controle da operação local da Renault.

Publicidade

O Complexo Ayrton Senna, em Pinhais, foi inaugurado em 1998 e tem capacidade anual de produção de 320 mil automóveis de passeio. Mais do que suficiente para 'abraçar' modelos das marcas do grupo chinês.

Por meio de investimento de R$ 3,8 bilhões, anunciado em novembro, a Geely revelou que fará quatro carros no Brasil até 2027. O primeiro deles será o EX5, construído sobre a Global Intelligent New Energy Architecture (GEA).

"Tudo depende de estratégia e, principalmente, volume. Vamos trazer carros híbridos no ano que vem, teremos a Lynk & Co. e aí veremos o que fazer. Nenhum outro cenário de montagem local faria sentido à exceção de uma produção na fábrica da Renault", destacou fonte ligada ao grupo Geely.

O que dizem as empresas

Quando questionada sobre a possibilidade de outras empresas do grupo Geely utilizarem sua unidade de São José dos Pinhais para produção, a Renault foi sucinta.

Publicidade

"Atualmente, estamos focados apenas na marca Geely Auto", disse a companhia de origem francesa. Por outro lado, não negou que outros braços do grupo chinês poderiam usufruir das instalações de seu complexo paranaense.

A Volvo, por sua vez, salientou que não tem planos neste momento de produção local. A marca sueca também ressalta que desconhece a formatação do acordo entre Geely e Renault no Brasil. Confira, abaixo, o posicionamento da empresa na íntegra:

"A Volvo Car Brasil está em um excelente momento, superando a marca de nove mil carros vendidos pela primeira vez em mais de 20 anos de atuação no mercado brasileiro.

A Volvo Cars faz parte da Geely Holding Group. Sabemos da entrada oficial do grupo no país, mas não temos conhecimento do acordo realizado entre a Geely Holding Group e a Renault do Brasil para produção de carros nacionalmente. Neste momento, a Volvo Car Brasil não tem planos de iniciar a produção de veículos em território brasileiro."

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se