Híbridos plugáveis têm a seu favor um alcance muito conveniente e sem preocupações de encontrar um carregador público de maior potência (principalmente em estradas), o que dificulta viagens com carros 100% elétricos. Marca de luxo da Toyota, a Lexus oferece flexibilidade, desempenho bom e consumo de gasolina bastante razoável no NX 450h+.
Lexus NX 450h+ tem conjunto híbrido plug-in
Dimensões típicas de um SUV médio-compacto: comprimento, 4.660 mm; entre-eixos, 2.690 mm; largura, 1.865 mm; altura, 1.670 mm; tanque, 55 L. Porta-malas de 545 L (VDA), um dos destaques. Por outro lado, a massa em ordem de marcha de 1.990 kg é alta, embora o conjunto motriz dê conta do recado.
Motor a combustão quatro-cilindros, 2,5 L, entrega 187 cv e 23,6 kgf·m; os elétricos: dianteiro, 182 cv e 27 kgf·m; traseiro, 54 cv e 12,1 kgf·m. Potência combinada de 308 cv, porém o torque combinado tecnicamente não pode ser medido. Aceleração de 0 a 100 km/h em 6,3 s. Câmbio automático CVT é acionado eletricamente.
Ao volante, Lexus NX 450h+ impressionou positivamente
No preço estão incluídos um carregador de parede e outro portátil com instalação por conta do proprietário. O tempo de recarga da bateria de 18,1 kW·h é de 2h45. Alcance urbano de 798 km é praticamente 100 km maior do que o rodoviário, a exemplo de todo híbrido plugável. Impressionou bem as reações no para-e-anda no trânsito em cidade, apesar de sua massa de praticamente duas toneladas. Também as ultrapassagens em estradas são feitas com facilidade, em especial nas rodovias de pista única.
Entre os modos existentes está o de carregamento automático da bateria. Embora o ruído do motor a combustão eleve-se um pouco, afasta a possibilidade de os dois elétricos pararem de funcionar. Central multimídia de 14 pol. inclui Android Auto e Apple CarPlay, além de aceitar comando por voz. Isolamento acústico da cabine é de primeiro nível com vidros laminados nas portas, que têm maçanetas elétricas. Espaço interno na frente e atrás também se destaca. Garantia de 10 anos. Preço: R$ 480.990.