O Latin NCAP divulgou nesta quinta-feira, 18, a nona e última rodada de resultados do ano 2025. Desta vez, o Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe avaliou o Kia Sportage reestilizado já vendido no Brasil, que conquistou a nota máxima de cinco estrelas. Estes são os últimos resultados antes da atualização do protocolo de avaliação do Latin NCAP em 2026.
Latin NCAP terá protocolo mais rigoroso a partir de 2026
A entidade também avaliou o Suzuki Baleno em versões com dois airbags (uma estrela) e seis airbags (duas estrelas), modelo que não é vendido no Brasil. Por outro lado, o Kia Sportage, produzido na Eslováquia, Coreia do Sul e Estados Unidos, alcançou cinco estrelas.
De acordo com o Latin NCAP, o Sportage, que oferece seis airbags, ESC padrão e ADAS opcionais, obteve 89,81% de proteção para Ocupante Adulto, 91,84% em Ocupante Infantil, 70,93% em Proteção a Pedestres e Usuários Vulneráveis das Vias e 98,22% em Assistência à Segurança. O Sportage foi avaliado pela primeira vez em 2021 com dois airbags frontais de série.
Kia Sportage já foi testado três vezes na atual geração
O fabricante o atualizou para seis airbags de série e ESC, oferecendo voluntariamente o modelo para o teste, e obteve três estrelas. Naquela época, o Sportage oferecia ADAS opcionais, mas o volume de disponibilidade não era suficiente para obter pontos. Em 2025, a Kia introduziu uma versão com design renovado, juntamente com atualizações de segurança, como aviso de cintos de segurança traseiros, ancoragens i-Size, desativação do airbag do passageiro e maior disponibilidade de tecnologias ADAS, cumprindo os requisitos do Latin NCAP.
O Kia Sportage atualizado foi avaliado por decisão voluntária do fabricante. O resultado é válido para todos os Kia Sportage vendidos na região com motor de combustão interna e híbrido elétrico apenas, e para unidades a partir do número de VIN KNAPU81DBT7419666 e data de produção de 17 de março de 2025.
O Sportage foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical, proteção a pedestres e ESC em 2022. Em 2025, a proteção a pedestres foi reavaliada após a atualização, confirmando seu desempenho. Foi realizada uma análise adicional em uma versão híbrida e também foram avaliadas todas as tecnologias ADAS, como AEB VRU, AEB Cidade e Interurbano, Sistemas de Assistência de Faixa (LSS) e Detecção de Ponto Cego (BSD).
No teste frontal original em 2022, a estrutura apresentou desempenho estável e área dos pés instável. A pontuação de proteção de ocupantes infantis melhorou após a padronização do interruptor de desativação do airbag do passageiro e das ancoragens i-Size. A proteção aos pedestres também melhorou como resultado da incorporação do AEB VRU, que atingiu quase a pontuação máxima.
A área de Assistência à Segurança melhorou sua pontuação depois que o sistema de aviso de cinto se tornou padrão em todos os bancos traseiros, somado à pontuação completa de LSS, RED e BSD, bem como o AEB Interurbano, que atingiu quase a pontuação máxima.
“A classificação de cinco estrelas da Kia com o Sportage confirma que o compromisso sustentado, as melhorias contínuas e o alinhamento com os requisitos de cinco estrelas do Latin NCAP levam a um desempenho de segurança superior, mesmo em segmentos de alta demanda e competitivos” afirmou Stephan Brodziak, presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP.