O Polo Automotivo Stellantis de Porto Real (RJ) acaba de completar 25 anos de operação. Inaugurada em fevereiro de 2001 com os modelos Peugeot 206 e Citroën Xsara Picasso, a planta foi a primeira fábrica de automóveis instalada no estado do Rio de Janeiro. Atualmente, ela produz os modelos Citroën C3, Aircross e Basalt, e vai fabricar o inédito Jeep Avenger a partir deste ano.
Porto Real em 2026: Jeep Avenger e expansão industrial
A expansão da fábrica da Stellantis em Porto Real integra o plano de investimentos de R$ 3 bilhões destinados ao local entre 2025 e 2030, com perspectiva de ampliar a produção e impulsionar a cadeia de fornecimento e tecnologia na região nos próximos anos. No total, 16 modelos diferentes das marcas Citroën e Peugeot passaram pelas linhas de produção da unidade.
“Agora, com o avanço do nosso plano de investimentos e a preparação para iniciar a produção do Jeep Avenger, a unidade entra em um novo ciclo de crescimento, reforçando sua capacidade multimarcas e seu papel no desenvolvimento econômico regional”, destaca Herlander Zola, Presidente da Stellantis para a América do Sul.
Ao longo dos 25 anos de operação contínua, Porto Real soma aproximadamente 2 milhões de veículos produzidos e cerca de 2,5 milhões de motores fabricados. Em maio do ano passado, a Citroën celebrou a marca de 1 milhão de veículos produzidos no Brasil. Somente em 2025, foram produzidos na planta mais de 67 mil veículos, um avanço de 29% em relação ao ano anterior.
Desde sua inauguração, a unidade também já exportou mais de 400 mil veículos, principalmente para países da América Latina. Em 2025, foram exportadas 28,9 mil unidades, alta de 38% na comparação anual, tendo o Citroën Aircross como o modelo mais exportado do ano, com 9,6 mil unidades enviadas ao exterior.