O Latin NCAP divulgou mais uma rodada de testes nesta terça-feira, com um ensaio incluindo o Citroën Basalt, que ainda não havia sido testado pela entidade. E o resultado não foi diferente de outros modelos da Stellantis, o Basalt tirou nota zero no cômputo geral, mesma nota do hatch C3 e do SUV Aircross.
A culpa foi da ausência de airbags de cortina e de sistemas de auxílio à condução (ADAS), como frenagem autônoma de emergência ou monitor de pontos cegos, não disponíveis nem como opcional em nenhuma versão do Citroën. O Basalt é equipado apenas com airbags frontais e laterais, o que impediu a realização do teste de impacto lateral contra um poste. Além disso, a cabine foi considerada instável, com reforço estrutural apenas do lado do motorista.
O tensionador do cinto de segurança do passageiro dianteiro também apresentou falhas durante o teste, resultando em proteção fraca para a região peitoral do ocupante. Também não há interruptor para o airbag do passageiro da frente e o alerta para uso do cinto foi considerado fora do padrão exigido.
No mercado indiano, onde o Basalt também é fabricado e vendido, o SUV cupê é equipado com airbags de cortina de série, mostrando que é possível que o modelo tenha tais itens, e é uma escolha da montadora não equipá-los aqui. O mesmo ocorre com o C3 na Europa.
Junto do Basalt, o Latin NCAP também testou um Hyundai Tucson, que conseguiu cinco estrelas no ensaio. O Hyundai foi o primeiro carro a conseguir a nota máxima nos testes o Latin NCAP pelo protocolo mais recente.
A Citroën divulgou um comunicado se posicionando sobre os resultados:
"A Stellantis reforça seu compromisso com a Segurança Veicular e que todos os modelos comercializados atendem as regulamentações nacionais e internacionais vigentes nos países da América Latina e Europa. Todos os veículos Stellantis comercializados na América do Sul passam por rigorosos protocolos de avaliação realizados no Safety Center, localizado em Betim/MG, o mais moderno centro de testes de colisão do hemisfério sul, que garantem as certificações legais e técnicas necessárias para todos os projetos desenvolvidos pelas marcas da companhia.
Vale ressaltar que a segurança de um veículo é um conjunto concebido desde o início do seu desenvolvimento e vai muito além da oferta individual de itens de segurança ativa e passiva. Além disso, a variante da plataforma CMP permite que toda a gama Citroën tenha uma carroceria com ampla proteção ao habitáculo. Dos requisitos exigidos pela regulamentação brasileira e também pelas regulamentações globais, para citar os mais relevantes, o Citroën Basalt conta com estrutura robusta, carroceria com aço de alta e ultra resistência, arquitetura com máxima proteção contra choques, testes de colisão aptos e segurança passiva sólida. Informamos, ainda, que a empresa não financia nem patrocina as avaliações realizadas pela entidade."
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