A Havan, empresa do empresário Luciano Hang, será uma das patrocinadoras da transmissão da Copa do Mundo na TV Globo. A informação foi divulgada nesta quarta-feira, 11. Em nota, a companhia afirmou que “não compactua” com o jornalismo da emissora, mas entende que o futebol "é uma paixão nacional".
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
“A Havan sempre foi transparente em suas posições. Há anos, a empresa não veicula publicidade nos telejornais nacionais da Rede Globo, por não compactuar com o jornalismo da emissora em nível nacional, e assim seguirá. Por outro lado, a empresa confirma sua participação como patrocinadora da Copa do Mundo na emissora, por entender que o futebol é uma paixão nacional, mobiliza o país e une famílias”, diz o comunicado divulgado nas redes sociais.
A manifestação veio após a Folha de S. Paulo publicar que a Havan adquiriu uma “cota de apoio” na emissora, modalidade em que o patrocinador aparece em ações de conteúdo e intervalos comerciais. Segundo o pacote comercial enviado ao mercado, cada cota custaria cerca de R$ 235 milhões. O jornal afirmou ainda que essa aproximação “vem acontecendo nos bastidores já há algum tempo”.
Na nota, a Havan nega as informações. Segundo a empresa, o valor divulgado para o patrocínio “não condiz com a verdade” e a companhia fez críticas ao jornal. “Não é a primeira vez que a Folha divulga informações incorretas envolvendo a Havan e o empresário Luciano Hang”, afirmou.
“Agem dessa forma de maneira intencional, confiando que nada lhes acontecerá, como ocorreu em 2018, quando o jornal acusou o empresário de realizar disparos de mensagens via WhatsApp durante o período eleitoral, uma mentira da qual nunca se retrataram. Os princípios do jornalismo exigem apuração rigorosa antes da divulgação de dados”, ressaltou.
A iniciativa da empresa gerou reações diversas. Nas redes sociais, alguns seguidores elogiaram o esclarecimento, enquanto outros criticaram o patrocínio à TV Globo, já que Luciano Hang é um apoiador da direita e costuma afirmar que não concorda com a emissora.
“A transparência é o maior ativo de uma marca sólida. É fundamental vir a público esclarecer os fatos e não deixar que narrativas distorcidas prevaleçam sobre a verdade. Parabéns pelo posicionamento firme e pelo compromisso contínuo com a geração de empregos no nosso país”, escreveu um perfil.
“Havan, tô fora, ajudando a ‘Globo lixo’”, comentou outro. “Lamento, perderam meu apoio total”, disse um terceiro.
Nota oficial!
Veja na íntegra nosso posicionamento sobre a matéria que a @folhadespaulo publicou hoje, falando sobre o patrocínio da @havanoficial à transmissão da Copa do Mundo.
"A Havan esclarece que a informação publicada pela Folha de S.Paulo sobre o valor do patrocínio da… pic.twitter.com/mODpcmqqg5
— Havan (@havanoficial) February 11, 2026