O árbitro Raphael Claus detalhou em súmula um episódio grave ocorrido no Dérbi do último domingo (08/2), na Neo Química Arena, na vitória do Palmeiras por 1 a 0 em cima do Corinthians. Responsável pelo apito no clássico, o árbitro registrou a expulsão de um dos gandulas do estádio por agressão a um jogador do Verdão durante a comemoração do gol que garantiu a vitória Alviverde.
De acordo com o documento enviado à Federação Paulista de Futebol, o gandula Alessandro da Silva foi expulso aos 85 minutos de jogo. Ele teria atingido o atacante Ramon Sosa, camisa 19 do Palmeiras.
"Informo que aos 85 minutos de jogo expulsei o senhor Alessandro da Silva, identificado como gandula da partida, por desferir um chute na perna do atleta de número 19 do Palmeiras, Ramon Sosa, durante a confusão na comemoração do gol da equipe visitante", escreveu Claus na súmula.
A celebração palmeirense foi marcada por forte tensão. Durante os festejos, o atacante argentino Flaco López chutou a bandeirinha de escanteio. Atitude que gerou revolta imediata entre jogadores e membros da comissão técnica do Corinthians, que partiram para tirar satisfação em campo.
O gesto de Flaco López rendeu cartão amarelo ao jogador alviverde e aumentou o clima de nervosismo, que culminou na expulsão do gandula corintiano. Ainda antes do gol decisivo, outro episódio chamou atenção. Afinal, o o técnico Abel Ferreira foi expulso por Raphael Claus após bater palmas de forma irônica em protesto contra uma decisão da arbitragem.
Situação de Palmeiras e Corinthians no Paulistão
Dentro das quatro linhas, o Palmeiras venceu o clássico por 1 a 0 e garantiu, de forma antecipada, a classificação ao mata-mata do Campeonato Paulista. O Corinthians, por sua vez, segue dentro da zona de classificação, mas chega à última rodada pressionado. Assim, a equipe precisa vencer o São Bernardo para assegurar a vaga sem depender de outros resultados.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.