O Escritório Comercial dos Estados Unidos propôs uma tarifa geral de 25% sobre todos os produtos brasileiros como forma de compensar os "atos, políticas e práticas incoerentes" do País que "oneram ou restringem o comércio" americano.
A decisão, publicada no final desta segunda-feira, 1º, cita o comércio digital e serviços de pagamento eletrônico, a proteção à propriedade intelectual, o acesso ao mercado de etanol e o desmatamento ilegal.
As "medidas corretivas" devem ser aplicadas até o dia 15 de julho, segundo o prazo legal dos EUA. No dia 6 do mesmo mês, uma audiência sobre as ações propostas será realizada.
Na publicação, o representante comercial americano, Jamieson Greer, declarou que ele e o presidente Donald Trump realizaram "diversas reuniões construtivas" com o presidente Lula e "seu gabinete" ao longo do último ano. Mas, apesar do diálogo ter se intensificado nas últimas semanas, as partes não chegaram a um consenso sobre a "resolução das questões identificadas nesta investigação".
*Matéria em atualização