Suzana Alves, conhecida também como Ex-Tiazinha, publicou um desabafo em seu Instagram, onde relembrou de seu desfile como rainha de bateria no Carnaval de 1999 e criticou a folia. Hoje, convertida à religião evangélica, ela afirmou que a festa é um 'mal se apresenta prazeroso' ao comentar sobre o feriado nacional.
Desabafo
Em sua publicação, ela conta que participou do auge do Carnaval na Avenida. Suzana recordou que, durante seu desfile pela Tradição, 'a Avenida parou', tendo tanto alvoroço que sua escola perdeu pontos e foi rebaixada. "Eu me tornei um ícone nacional", declarou.
Também revelou que, por debaixo dos brilhos e fantasias, ela escondia diversos conflitos internos. A famosa descreveu a experiência como rainha de bateria como um momento "intenso, magnético, sedutor". Porém, apesar de dizer que "é gostoso", ela afirma que "as coisas da carne" mexem com o desejo e o ego.
Alves relata que seu emocional, na época, estava abalado, tendo noites que ela sentia estar "vivendo de pesadelos", e citou a Bíblia: "há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte". E continuou, "o que parece vida pode ser ilusão. Liberdade pode ser prisão".
Mudanças
Nos últimos 21 anos, ela relata que passou por uma grande mudança espiritual. Afirmando que "o mal não se apresenta assustador". "Ele se apresenta prazeroso. Ele oferece brilho. Ele oferece aplausos", definiu, comparando com o feriado conhecido pelos brilhos, danças e fantasias marcantes. Hoje, ela se mantém discreta, e diz que prefere "a paz no espírito" ao "frio na barriga do palco" que tinha antes das apresentações na Sapucaí.
"A imprensa do mundo inteiro estava ali. Eu era rainha de bateria, o sonho de muitas mulheres… mas, por dentro, ainda era uma menina de 19 anos tentando entender o tamanho de tudo aquilo", ela desabafa na legenda do vídeo.
Ainda aproveitou para alfinetar o desfile da Acadêmicos de Niterói, que apresentou uma fantasia "família em conserva", mostrando famílias conservadoras dentro de latas. Sobre a polêmica, ela respondeu: "Eu escolho a paz. Eu escolho ser antiquada. Eu escolho viver em conserva", concluiu.
Apoio de famosos
Em seus comentários, a ex-Tiazinha recebeu aplausos de outros famosos, principalmente dos considerados 'conservadores', como o deputado federal Nikolas Ferreira e doex-paquito Anderson Bourner.