Oferecimento

OpenAI enfrenta problema sério na China: modelos locais têm mesmo desempenho da concorrência e são muito mais baratos

Startups chinesas oferecem modelos abertos espetaculares com cada vez mais destaque; Principal obstáculo: a adoção desses modelos pelas empresas num contexto geopolítico cada vez mais complexo.

11 jan 2026 - 13h15
(atualizado às 17h12)
Foto: Xataka

Às vezes, é difícil acompanhar as inovações que a inteligência artificial nos traz. No entanto, é também um bom sinal que haja uma concorrência acirrada e que, embora pensássemos que empresas como a OpenAI ou o Google tivessem todas as cartas na manga para dominar esse setor de forma incontestável, nem tudo está garantido. O que começou como uma corrida para criar os modelos mais poderosos se transformou numa batalha para oferecer o melhor desempenho ao menor custo possível, e nessa nova competição, a China está na liderança.

Por anos, a discussão em IA se concentrou exclusivamente em qual modelo era mais capaz: quem passava no maior número de testes de benchmark, quem resolvia problemas mais complexos, quem gerava melhores respostas. Mas essa fase está sendo relegada a outra, na qual o preço volta a ser um fator determinante na tomada de decisões. A transição marca um ponto de virada, já que são principalmente as startups chinesas que estão demonstrando uma notável capacidade de produzir modelos poderosos e extraordinariamente econômicos.

Publicidade

Qwen lidera a revolução

Como Kai Williams destaca na newsletter "Understanding AI", o ecossistema de modelos abertos da Alibaba, conhecido como Qwen, tornou-se a família de modelos mais baixada do mundo, de acordo com dados da Hugging Face analisados pelo Projeto ATOM. "O Qwen sozinho está praticamente igualando todo o ecossistema de modelos abertos dos EUA hoje", disse Nathan Lambert, pesquisador do Allen Institute for Artificial ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Será que chineses erraram ao apostar numa alternativa ao carro elétrico na Europa?

Publicidade

Quando um foguete da SpaceX explodiu, alguém correu grave perigo: os 450 passageiros de um voo da Iberia

Um usuário usou o ChatGPT para comer no McDonald's de graça por quase um ano: seu truque foi um pedido simples

Escócia mantém anomalia única na Europa desde a Idade Média: terras estão nas mãos de apenas 421 proprietários

Trabalhador sofreu ataque cardíaco, foi internado na UTI e demitido: três juízes emitiram três pareceres diferentes

TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se