Oferecimento

Eu removi a foto do WhatsApp por questões de privacidade e começaram a me perguntar se eu estava bem, até que um amigo da Geração Z me explicou o motivo

A foto de perfil do WhatsApp é usada entre os jovens como um lembrete para começar o dia; Ela pode expressar um momento de mau humor.

9 jan 2026 - 07h12
(atualizado às 16h27)
Foto: Xataka
O texto a seguir é uma tradução do relato de Noelia Hontoria, editora do Xataka Móvil

A foto de perfil do WhatsApp é algo que evoluiu muito ao longo do tempo. Ela também nos dá muitas pistas sobre a geração à qual cada pessoa pertence. Das clássicas imagens de "bom dia" à foto de uma criança, neto ou animal de estimação, uma foto com amigos, uma selfie... ou nada. Essa é justamente uma tendência à qual a Geração Z está aderindo, e ela tem seus motivos.

Usar ferramentas digitais para chamar a atenção não é exclusividade da Geração Z. Os millennials encontraram refúgio nos status do Messenger, enquanto os baby boomers se expressavam com música (embora isso seja algo que tenha transcendido até os dias de hoje).

Publicidade

Remover a foto do WhatsApp

Minha foto do WhatsApp passou por diferentes fases: primeiro eu usava fotos minhas, depois quis torná-la mais impessoal e escolhi fotos bonitas de viagens e, por fim, passei vários anos usando as fotos das capas dos meus livros. Finalmente, há algumas semanas, removi a foto, e o que eu não esperava era que isso fosse desencadear uma onda de reações.

Para mim, não fez diferença. Simplesmente porque uso meu número de telefone tanto para fins pessoais quanto profissionais e não há uma foto que realmente me represente em ambas as situações. Todas elas transmitem mais informações do que eu quero mostrar e eu só queria controlar isso. Para mim, um millennial de sangue puro, não havia outros motivos ou qualquer tipo de código oculto.

As reações

Fiquei ...

Veja mais

Publicidade

Matérias relacionadas

Bilhões em jogo: O que o agro brasileiro realmente ganha (e perde) com o acordo Mercosul-UE

Sua TV parou de rodar Netflix? O problema pode não ser a sua internet: alguns modelos simplesmente deixaram de funcionar

Um jogador compra uma RTX 3080 "recondicionada profissionalmente", mas a placa de vídeo superaquece em 40 graus - porque a pasta térmica foi aplicada de forma descuidada mais uma vez

O problema da Groenlândia não é a falta de minerais: é que extraí-los de lá é um pesadelo de engenharia

600 quilômetros e um café; as motocicletas elétricas mudaram para sempre com a chegada das baterias de estado sólido

TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações