A Microsoft continua a lutar contra a lentidão de uma parte essencial do sistema: o Explorador de Arquivos do Windows. Apesar das atualizações, a experiência do usuário ainda é prejudicada por uma latência maior do que no Windows 11. A empresa anunciou em sua versão mais recente para Insiders uma mudança que reconhece no sistema. No entanto, a solução proposta não é reescrever o código para torná-lo mais leve, mas recorrer a um truque antigo: o pré-carregamento.
Como explicado nas notas da versão prévia mais recente para Insiders, a Microsoft está experimentando carregar o Explorer em segundo plano ao iniciar o PC. Com isso, segundo a empresa, busca-se "melhorar o desempenho da inicialização do Explorador", tornando esse processo invisível para o usuário até que ele realmente precise abrir uma pasta.
Um truque do passado
Como explica o Windows Latest, embora o processo explorer.exe seja sempre executado na inicialização (já que gerencia a barra de tarefas e a área de trabalho), a janela do explorador de arquivos não é. O novo recurso, que aparecerá com o nome "Habilitar pré-carregamento de janelas para tempos de inicialização mais rápidos", manterá essa instância aberta na RAM permanentemente.
Déjà vu
Essa é uma "solução" que cheira a velha. A Microsoft usa o pré-carregamento há três décadas para compensar a falta de otimização. Isso aconteceu em 1997 com o "Assistente de Inicialização do Office" e se repetiu recentemente com o "Acelerador de Inicialização" do Word e do Excel.
A ...
Matérias relacionadas