Oferecimento

Trabalhador sofreu ataque cardíaco, foi internado na UTI e demitido: três juízes emitiram três pareceres diferentes

Funcionário foi demitido enquanto ainda estava na UTI após sofrer ataque cardíaco; Caso passou de demissão disciplinar para demissão injusta e o Tribunal Superior de Justiça da Catalunha acabou declarando a demissão nula.

11 jan 2026 - 10h12
(atualizado às 17h12)
Foto: Xataka

Em março de 2022, um trabalhador de uma carpintaria em Girona, Espanha, sofreu um ataque cardíaco e foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Apesar de seu grave quadro clínico, a empresa decidiu demiti-lo apenas dois dias depois, quando ele ainda estava na UTI.

A demissão foi realizada por motivos disciplinares. O mais curioso dessa história é que, sendo o mesmo caso, ele passou por três classificações legais até ser resolvido: disciplinar, injusta e, finalmente, nula. Um ciclo completo.

Publicidade

Ataque cardíaco fatal e internação na UTI

Conforme detalhado na sentença do Tribunal Superior de Justiça da Catalunha, que finalmente resolveu o caso, o funcionário havia começado a trabalhar como carpinteiro em tempo integral em agosto de 2021 e seu salário bruto mensal era de 1.730,53 euros (mais de R$ 10,7 mil).

Após sofrer o ataque cardíaco em 23 de março de 2022, a empresa o notificou da demissão disciplinar em 25 de março de 2022, sem avaliar seu estado de saúde ou sua internação na UTI. A empresa alegou demissão disciplinar argumentando que o funcionário não havia comparecido ao trabalho nos últimos dois dias. Obviamente, a razão era amplamente justificada, visto que o funcionário ainda estava na UTI quando recebeu a carta de demissão.

É possível ser demitido durante uma internação hospitalar?

Segundo as leis da Espanha, não, mas antes da reforma trabalhista de 2022 no país, concretizada pela Lei 15/2022, era possível alegar demissão disciplinar caso não estivesse diretamente ...

Veja mais

Publicidade

Matérias relacionadas

Será que chineses erraram ao apostar numa alternativa ao carro elétrico na Europa?

Quando um foguete da SpaceX explodiu, alguém correu grave perigo: os 450 passageiros de um voo da Iberia

Um usuário usou o ChatGPT para comer no McDonald's de graça por quase um ano: seu truque foi um pedido simples

OpenAI enfrenta problema sério na China: modelos locais têm mesmo desempenho da concorrência e são muito mais baratos

Escócia mantém anomalia única na Europa desde a Idade Média: terras estão nas mãos de apenas 421 proprietários

TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações