Descoberta histórica pode ser início do fim do HIV: cientistas alemães encontram anticorpo capaz de neutralizar quase todas as variantes do vírus

Pesquisadores da Alemanha identificam anticorpo que bloqueia o HIV antes que ele entre nas células, o que representa um marco na história da luta contra o vírus

6 nov 2025 - 17h15
(atualizado em 7/11/2025 às 15h42)
Foto: Xataka

O HIV é um vírus que amedronta há décadas, desde que os primeiros casos começaram a surgir nos anos 1980. Até o ano passado, 88,4 milhões de pessoas haviam sido diagnosticadas com o vírus, segundo dados do UNAIDS, o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS. Apesar dos avanços no tratamento e na prevenção, o vírus ainda representa um grande desafio da medicina. 

Agora, uma descoberta feita por pesquisadores da University Cologne, na Alemanha, traz esperança na luta contra o HIV. O estudo revelou um anticorpo com potencial de prevenir e até tratar o vírus. Batizado de 04_A06, ele consegue neutralizar quase todas as variantes conhecidas do vírus e impedir sua multiplicação no organismo.

Publicidade

HIV: entenda as causas, a manifestação da doença e o tratamento

O HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) é o agente causador da AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). Ele ataca as células de defesa do corpo, especialmente os linfócitos T CD4+, enfraquecendo o sistema imunológico do infectado. Como consequência, ele fica mais suscetível a infecções frequentes, como a pneumonia. 

Mas como de fato isso acontece dentro do corpo humano? O vírus entra na célula e reprograma o DNA para produzir cópias de si mesmo, destruindo as células e deixando o organismo fraco. A seguir, veja quais são as causas, como a doença se manifesta e o tratamento, de acordo com as informações do Ministério da Saúde:

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se