De acordo com fontes internas da divisão Azure citadas pelo jornal The Information, a Microsoft tomou uma decisão pouco comum: reduzir as metas de crescimento de vendas de seus produtos e serviços de IA. Os objetivos não foram alcançados no ano fiscal encerrado em junho, fazendo com que, agora, as metas das equipes de vendas tenham sido ajustadas para baixo, ficando em torno de 25% de crescimento. O fato de a Microsoft fazer uma mudança desse tipo é um indicador claro de que o mercado não está respondendo na velocidade esperada.
As afirmações do The Information foram negadas pela Microsoft. Seus porta-vozes disseram à Bloomberg que o artigo "combina de forma imprecisa os conceitos de crescimento e cotas de vendas" e que "as cotas de vendas agregadas para os produtos de IA não foram reduzidas".
Enquanto isso, a consultoria FirstPageSage publicou as participações de mercado dos principais chatbots dos EUA. De acordo com esses dados, o ChatGPT domina claramente o mercado, com 61,30% das consultas, enquanto o Copilot da Microsoft aparece em segundo lugar, com 14,10%. No entanto, é interessante observar o detalhe do crescimento estimado: na Microsoft, ele é de apenas 2%, enquanto no Gemini chega a 12% e, no Claude, a 14%.
A IA ainda não engrenou
Clientes corporativos estão encontrando sérias dificuldades para justificar o retorno sobre o investimento em IA. É difícil medir a economia real que a IA representa para redigir relatórios ou analisar leads de vendas, por exemplo. Além ...
Matérias relacionadas
R$ 20 mil de prejuízo: Criança de 10 anos destrói 50 SSDs do pai para "testar a estabilidade"
Smart glasses entram na mira dos cruzeiros: por que óculos inteligentes estão sendo barrados a bordo