Embora dizer "desculpe" seja a melhor demonstração de empatia e inteligência emocional, além de um requisito básico para viver em sociedade, muitas vezes recorremos a essa expressão automaticamente para evitar conflitos ou impedir que certos debates e discussões se prolonguem. É nesses momentos que usar outras palavras, quando a estratégia envolve reverter a situação, se torna crucial. Mentes como a de Steve Jobs demonstraram sua capacidade de mudar as regras por meio de carisma e liderança.
Quando a equipe da Trendencias compartilhou a lição de Aaron Lazare, ex-presidente da Universidade de Massachusetts, foi destacado que o que faz um pedido de desculpas funcionar é a troca entre quem ofende e quem é ofendido, e que se trata de "um processo de negociação em que o acordo deve deixar ambas as partes emocionalmente satisfeitas". Se o cofundador da Apple nos ensinou algo, é que essa resolução de conflitos pode funcionar de diferentes maneiras.
Substituir "desculpe" por "obrigado"
Esta abordagem básica, aquela que, segundo psicólogos, nos impede de usar "desculpe" constantemente, muitas vezes de forma incorreta, consiste em substituí-lo por outra expressão. Pessoas com inteligência emocional acima da média usam uma expressão diferente: "obrigado". Essa palavra, capaz de expressar gratidão e positividade, também consegue colocar tanto quem ofende, quanto quem é ofendido em uma posição completamente diferente da habitual.
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